Evento encerra mês de oficinas de fotografia para mulheres em Jacareí

As aulas foram direcionadas para mulheres que tiveram pouco ou nenhum contato com a fotografia e foram divididas em teoria e prática

O projeto ‘Mulheres em Foco’, que ofereceu aulas de iniciação à fotografia exclusivamente para mulheres, tem seu final neste mês em Jacareí. O evento de encerramento acontece na sexta-feira (28), às 18h30, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV). Neste dia, o conteúdo produzido nas oficinas será projetado nas dependências do MAV, compartilhando todo o processo de aprendizado e reflexivo que ocorreu no decorrer das aulas. Também será realizada a cerimônia de entrega dos certificados para as alunas das oficinas.

Foram duas turmas de oficinas de fotografia para mulheres acima de 14 anos, com um total de sete encontros que aconteceram na Sala Mário Lago. As aulas, ministradas pela fotógrafa educadora Beatriz Ataidio, foram direcionadas para mulheres que tiveram pouco ou nenhum contato com a fotografia e foram divididas em teoria e prática.

Erika Mayumi, fotógrafa e coordenadora pedagógica do projeto, explica que ‘Mulheres em Foco’ tem a função de instigar o público feminino enquanto criadoras, abrindo um mundo de possibilidades. “A história da arte e da fotografia sempre foi injusta com as mulheres. Na sua maior parte, a mulher ocupa um espaço de objeto de inspiração para as obras de arte, mas não de agente criador. Precisamos equiparar as grandes fotógrafas do mundo aos grandes ícones da fotografia, e tornar as mulheres protagonistas ativas dessa arte que exige conhecimentos técnicos, tecnológicos, filosóficos e criativos”, afirma.

Para Beatriz Ataidio, “ainda é muito difícil conhecer trabalhos de mulheres fotógrafas e, quando encontramos, percebemos que ainda falta representatividade. Quando falamos das mulheres no mercado fotográfico, são poucas ainda que conseguem ocupar lugares diferentes das posições que somos colocadas, comparando a quantidade de fotógrafas que temos, então ter uma oficina como essa é de extrema importância”.

O PROJETO
‘Mulheres em Foco’ é um projeto criado e executado pela Numen Produtora, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com recursos do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC-ICMS) e conta com o apoio da Fundação Cultural de Jacarehy.

Assessoria Mulheres em Foco

Compartilhe com todo mundo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp