Economia Criativa de Jacareí inspira Fábricas de Cultura do Governo Estadual

Na última quinta-feira (23), Jacareí recebeu a visita técnica de Aline Canciani e Jéssica Botossi representando a Catavento Cultural e Educacional organização social a frente da política pública estadual conhecida como “Fábricas de Cultura”. A Fundação Cultural de Jacarehy estava representada pelo diretor cultural Fábio Perinotto, o assessor Netho Alves, e a assistente cultural Camila.

O Programa Fábricas de Cultura é um Programa do Governo do Estado de São Paulo e destina-se a contribuir com a formação de crianças e jovens de regiões vulneráveis de São Paulo, a fim de torná-los engajados na construção de uma sociedade em que a arte e cultura são vivenciadas como oportunidades de transformação. Atualmente, há 11 Fábricas de Cultura no estado, sendo cinco geridas pela OS Catavento Cultural e Educacional e seis pela Poiesis. Desde 2019 o Governo do Estado de São Paulo alterou algumas políticas para as artes inclusive no nome do órgão gestor passando a incluir “Economia Criativa” nas suas ações. Por este motivo, neste ano, o Catavento Cultural e Educacional têm o intuito de expandir sua oferta de cursos e propostas que tenham relação com a economia criativa primeiramente identificando outras instituições que vem desenvolvendo projetos na área para, em seguida, ampliar e compartilhar experiências.

A cidade de Jacareí foi escolhida como a primeira grande referência a ser visitada devido ao seu Programa “Jacareí Criativa” considerado e reconhecido como um trabalho de pioneirismo em tantos que são desenvolvidos para o setor dentro do referido assunto. Foram tratados na reunião sobre: Workshops e Cursos e Oficinas; campanha de Cartas de Anuência para atratividade de turnês e circulações; assessorias e consultorias públicas e gratuitas à Elaboração e Gestão de Projetos; Fóruns e Conferências e Conselho; novas tecnologias e cultura digital em projetos locais; ProAC Municípios e Pontos de Cultura; patrocínios para Eventos; indicadores e métricas; novos Editais e o exercício de Tira-Dúvidas como estímulo para novos proponentes; mecanismos de fomento e financiamento como Lei de Incentivo à Cultura e o recém regulamentado Fundo Municipal de Cultura.

A relação estabelecida nesta reunião presencial terá continuidade em 2020 com intercâmbios entre Fundação Cultural de Jacarehy e Catavento Cultural e Educacional / Fábricas de Cultura tanto para capacitações e qualificações, quanto apresentações de grupos – prioritariamente voltados à jovens e com cunho artístico e cultural assim como também econômico e social. 

Programa Fábricas de Cultura: http://www.fabricadecultura.org.br/home.asp  

Assessoria/FCJ

 

Compartilhe com todo mundo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp