Altos de Santana ganha mural fluorescente em praça

A tarde ensolarada de quarta-feira (29) foi ainda mais especial para os frequentadores da praça Nilo Caetano, no bairro Altos de Santana I (região leste). Isso porque foi inaugurado o mural de arte urbana ‘O acerto de contas’, feito pelo artista jacareiense Tubão.

Durante o lançamento, o artista estava presente tirando dúvidas da população sobre a obra, além de discotecagem, campeonato de fliperama e interferência lúdica com luz neon.

Segundo o artista, o mural – que possui 25 metros de largura e 5 de altura – começou a ser pensado em outubro e, ao todo, foram mais de 20 dias de trabalho ininterrupto nas paredes para chegar a este resultado final.

Para a realização foram utilizadas tintas fluorescentes em detalhes e contornos dos personagens e cenários, que reagem na luz ultravioleta instalada no local e criam um mural com duas visualizações diferentes, uma durante o dia e outra durante a noite.

História – O mural remete aos tempos em que na adolescência o artista recebia a missão de sua mãe para pagar as contas de casa no centro de Jacareí. Com algumas moedas do troco, aproveitava para passar no antigo ‘Fliperama do Indião’ (indicado na obra), que se localizava na Rua Rui Barbosa, em frente a Rodoviária Velha de Jacareí.
No universo paralelo criado na obra, o extraterrestre aguarda na porta do Fliperama, num dia desses de ‘acerto de contas’, enquanto seu arqui-inimigo dos games acaba de chegar para resolver uma desavença virtual. Enquanto isso, na pastelaria vizinha, está acontecendo um bloco carnavalesco chinês reunindo pessoas punks da cidade.

PROAC – Vale lembrar que o projeto foi aprovado no concurso ‘Jacareí Cidade Viva – Cultura que Pulsa’, através do PROAC Municípios – Jacareí/2018, do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Jacareí e Fundação Cultural de Jacareí.

(Assessoria/FCJ)