Fundação Cultural realiza apresentação de projetos culturais para empresários

A Fundação Cultural de Jacarehy 'José Maria de Abreu', autarquia da Prefeitura de Jacareí, está em campanha de captação de recursos junto a empresas para viabilizar projetos artísticos e culturais na cidade por meio de incentivo fiscal.

Por isso, na terça-feira dia (03) das 13h às 17h, na Sala Mário Lago, compondo o programa ‘Jacareí Criativa’ serão apresentados 15 projetos aprovados em processo seletivo de edital público da Lei de Incentivo à Cultura municipal de Jacareí (LIC). Vale lembrar que cada projeto será apresentado por seus respectivos coordenadores, proponentes, artistas e produtores culturais.

Ainda no mesmo dia, serão apresentados também outros projetos culturais que circularão ou ocorrerão na cidade e que foram aprovados nas Leis de abatimento e isenção de impostos na esfera Estadual, por meio do ‘ProAC’ (via incentivo fiscal do ICMS) e na esfera Federal com a ‘ex-Rouanet’ (via incentivo fiscal do Imposto de Renda). Para todos os mecanismos a empresa pode direcionar o pagamento do imposto que fará de modo a optar por apoiar mais de um ou outro projeto.

Todos os projetos, tanto em âmbito municipal quanto estadual e federal, foram analisados e aprovados por comissões de técnicos capacitados e independentes, resultando assim na seleção de trabalhos qualificados.

Além disso, Jacareí tem se destacado nos âmbitos estaduais e federais por suas políticas públicas culturais. Um exemplo disso é o programa ‘Jacareí Criativa’, onde a gestão pública tem capacitado produtores e artistas locais para formulação e execução de projetos culturais de alta qualidade e amplo alcance social.

Este evento foi realizado em 2018 e 2019 voltado exclusivamente para a LIC. Em 2020, portanto, ele cresce e amplia o alcance com o PROAC-ICMS e a Lei Federal de Incentivo à Cultura (ex-Rouanet). A característica do evento evolui, porém não perde o essencial, que é o propósito de aproximar produtores culturais e empresários incentivadores para que, juntos, numa tarde de interação e bate-papo, possam trocar impressões e conhecerem melhor os detalhes de cada projeto, tirando todas as dúvidas diretamente com as pessoas responsáveis de cada setor: artistas, empresas, e poder público.

A Diretoria de Cultura, que está na coordenação do encontro do dia 03 de Março, pede que as confirmações de presença sejam feitas até a sexta-feira, dia 28 de Fevereiro, escrevendo para o email: diretoriadecultura@culturajacarei.sp.gov.br

(Assessoria/FCJ Foto luiz Cepinho)