Plano de Cultura é debatido no ‘Jacareí Criativa’ de Março

A Fundação Cultural de Jacarehy está com inscrições abertas para o ‘Jacareí Criativa’ em sua edição de Março. Esta atividade gratuita é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Jacareí e faz parte do Programa 'Oficinas Culturais' da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo gerenciado pela POIESIS.

A atividade pretende orientar os participantes sobre o que é o ‘Sistema Nacional de Cultura’ e o ‘Sistema Municipal de Cultura de Jacareí’, além de como funcionam os processos de construção dos sistemas e Planos Municipais de Cultura, que é o principal instrumento de políticas culturais estruturantes no Brasil atualmente. Para isso, a facilitadora buscará dotar os participantes de informações sobre como construir e implantar plano e sistema de cultura, bem como suas revisões e atualizações.

Vale lembrar que Jacareí já tem um Sistema Municipal de Cultura em Lei da cidade. Tem também Conselho Municipal de Políticas Culturais. Em políticas de fomento e financiamento tem a LIC – Lei de Incentivo a Cultura e também o Fundo Municipal de Cultura além de outros editais diretos. Em 2020 terá a revisão do Plano Municipal de Cultura que já iniciou os debates desde a Conferência de Dezembro de 2017 assim como nos Fóruns Setoriais de Novembro de 2019.

'O nosso programa Jacareí Criativa é uma política de governo que trata tanto de gestão e produção cultural quanto economia criativa e outras economias, fomentos e financiamentos – esta edição de Março é muito importante no amadurecimento para termos um novo Plano de Cultura atualizado por Lei na nossa cidade, já as edições de Abri e Maio abordaremos questões que envolvem as economias e recursos estaduais e federais para as artes e culturas' – Bruno Castro, presidente da Fundação Cultural de Jacarehy.

Para mais informações e inscrição – Acesse

Sobre a palestrante – Inti Queiroz é produtora cultural, linguista e filóloga. Doutora e mestre pela USP com pesquisa sobre gestão e financiamento à cultura no Brasil. Atua há mais 20 anos na coordenação, produção, gestão e consultoria de projetos culturais com leis de incentivo à cultura.

Professora na área de cultura desde 2011 ministrando cursos e palestras em diversas universidades e instituições culturais por todo Brasil. Desde 2017 é docente do Curso de Gestão Cultural da PUC-SP. É uma das criadoras do projeto de lei municipal “SP Cidade da Música”. É integrante da Subcomissão do Plano Municipal de Cultura da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de SP.

Serviço:

Dias 10 e 11/3 – terça e quarta-feira
18h às 22h
Auditório 'Paulo Freire' (dentro do EducaMais Jacareí)
Av. Eng. Davi Monteiro Lino, 3595 – Pq. dos Sinos – Jacareí/SP

(Assessoria/FCJ Foto Alex Brito)