ARQUIVO PÚBLICO

ARQUIVO PÚBLICO E HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE JACAREÍ

O Arquivo Público e Histórico do Município de Jacareí (APHMJ) foi criado sancionado pela Lei n° 4.264, de 15 de dezembro de 1.999, sendo revogada pela atual Lei Municipal nº 5.577, DE 02 DE JUNHO DE 2011, a qual em seu artigo 61, também revogou o Decreto 270, de 07 de fevereiro de 2002.

A inauguração oficial ocorreu no dia 12 de setembro de 2.000. Vinculado à Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu”, autarquia pública municipal.

O A.P.H.M.J. é constituído de conjuntos documentais definidos como de terceira idade, de valor permanente, histórico, probatório ou informativo, que devam ser definitivamente preservados.

O acervo compreende documentação do século XVII ao XX e possui conjuntos de documentos chamados de “fundos de arquivos”. Cada fundo de Arquivo provém de uma instituição, como a Câmara Municipal, o Conselho de Intendência Municipal, o Fórum, a Junta de Alistamento Eleitoral, o antigo Preventório “Margarida Galvão”, as escolas e a Prefeitura de Jacareí. Além da própria Fundação Cultural e de acervos particulares que foram doados.

O APHJ também é responsável pela identificação, recolhimento, organização, preservação, divulgação e acesso do patrimônio documental público e privado de valor cultural e histórico de Jacareí, além de construir a prática da cidadania e dos direitos dos cidadãos de manter e preservar sua história, sendo um sustentáculo entre órgão público e sociedade.

Hemeroteca de jornais digitalizados | Parte I – Link

Guia do Acervo – Link