MAV

MUSEU DE ANTROPOLOGIA DO VALE DO PARAÍBA

Fundado em 1980, sob orientação da museóloga Waldisa Russio Guarnieri, e criado pela lei 6.217/2018, o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) é um órgão suplementar da Diretoria de Patrimônio da Fundação Cultural de Jacareí. Aberto à comunidade e sem fins lucrativos, de natureza cultural, que tem como missão zelar pela preservação e conservação de seu acervo, além do fomento à pesquisa antropológica, a sistematização, divulgação e incentivo do interesse público acerca do patrimônio material e imaterial etnológico, e de suas interpretações. O MAV também tem responsabilidade de desenvolver projetos educativos que ampliem o acesso da população aos bens artísticos e culturais produzidos no passado e na atualidade.

Solar Gomes Leitão

A sede do MAV é o Solar Gomes Leitão, construído em 1857, segundo se supõe pela inscrição no arco pleno da porta principal “1857, com uma inscrição JCGL”, com janelas e portas de vergas retas (grandes) na mais moderna linha arquitetônica da época no estilo Neoclássico – decoração toda trabalhada artesanalmente. A construção da casa feita por escravizados, acompanhado e orientado por arquitetos ingleses e decoradores franceses.

Grupo Escolar Coronel Carlos Porto

O Solar Gomes Leitão serviu de moradia até 1879, quando, com a morte do Coronel Leitão passou às mãos de seus herdeiros que por sua vez o venderam ao Estado para instalação do Grupo Escolar Coronel Carlos Porto, em 1895.

O prédio passou por várias reformas durante o período em que funcionou como Escola. Uma delas foi supervisionada pelo escritor e engenheiro Euclides da Cunha. Até 1980 a escola manteve sua sede no Solar Gomes Leitão, em 1981 inaugurou um novo prédio na Rua Leitão.

Acervo

O MAV apresenta-se como um espaço de exposição e guarda de objetos que, em seu conjunto, traduzem a trajetória do povo valeparaibano e suas formas de expressão. Seu acervo está organizado a partir das seguintes categorias: Arte Sacra; Arte Popular; Pinacoteca; Armaria e Numismática; Arqueologia e Etnografia.

Sobre a Arqueologia

A Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu” é uma das poucas Instituições do Vale do Paraíba a desenvolver trabalhos na área arqueológica. Considerada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) como uma Instituição de  Guarda e Pesquisa, é autorizada, desde 1997, a emitir endosso institucional, um documento exigido pelo Governo Federal para que arqueólogos possam realizar pesquisas em todo país.

A instituição passa, assim, a ser depositária legal do acervo resultante das pesquisas endossadas, e como tal, deve preservar, conservar e musealizar o material.

Em 2019, o Núcleo de Arqueologia passou a incorporar o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), agora como um setor de pesquisa, garantindo assim, maior visibilidade e apoio à questão arqueológica no município, bem como promovendo a musealização da arqueologia.

No município de Jacareí temos um total de dez sítios arqueológicos pesquisados. O conjunto de material recuperado em oito deles se encontra em nossa instituição. São eles:

• Sítio Santa Marina – cerâmico
  • Sítio Pedregulho – cerâmico
  • Sítio Mirante do Vale – cerâmico
  • Sítio Villa Branca – cerâmico
  • Sítio Light – cerâmico
  • Sítio Chácara Xavier – histórico
  • Sítio Estação Jacareí I – histórico
  • Sítio Fazenda Santana do Rio Abaixo – histórico
Essas pesquisas resultaram em um grande acervo arqueológico, caracterizado por utensílios cerâmicos de uso doméstico e para uso em rituais, artefatos líticos (artefatos em pedra), como lâminas de machado, lesmas, batedores, calibradores, percutores, e até mesmo um adorno labial – tembetá – muito raro em sítios arqueológicos.

Educativo

O setor educativo do Museu de Antropologia do Vale Paraíba realiza atividades educativas com crianças e adultos. As ações de educação patrimonial são pensadas a partir do acervo do museu e das exposições. Além das atividades o setor realiza visitas monitoradas para grupos e escolas.

Acesse os arquivos disponíveis:

• Educativo – Link
  • Acervo – Link