Parceria POIESIS: Abertas inscrições para as oficinas culturais da 1ª quinzena de dezembro

Dando sequência às formações culturais oferecidas pela POIESIS, que reforçam também a parceria da FCJ com o Governo do Estado, via Programa Oficinas Culturais da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, as inscrições para as atividades da primeira quinzena de dezembro abrem nesta terça-feira (09) e vão até o dia 23.

Vale ressaltar que, as inscrições para todas as atividades do programa estão reunidas neste link. Confira abaixo mais detalhes da programação:

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA: PRIMEIRAS PALAVRAS

Coordenação: Renata Cirilo
Datas e Horários: 29 de novembro, 1, 6 e 8 de dezembro – 18h às 20h
Vagas: 25
Inscrição: 9 a 23 de novembro
Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/zfL5z2jy21vcEKXx6

Sinopse: Os participantes desta oficina serão introduzidos à arte da escrita criativa por meio de reflexões sobre quais são as “primeiras palavras” para o desenvolvimento da produção de textos literários.

PALESTRA: O PAPEL DO CURADOR EM UM FESTIVAL DE CINEMA
Coordenação: Eduardo Santana e Filippo Pitanga
Data e horário da atividade: 29 de novembro, 18h às 21h
Inscrição: 9 a 23 de novembro
Link de inscrição: https://forms.gle/kzjJpEfiFrSacJBS6

Sinopse: A palestra tem como mote preparar jovens para o processo curatorial de um festival e/ou mostra, abordando o ofício do curador, o recorte curatorial, a igualdade de gênero e os festivais no Brasil.

OFICINA: DA COMMEDIA DELL’ARTE AO “ABRASILEIRAMENTO” DE SUAS MÁSCARAS
Coordenação: Tiche Vianna
Data e horário: 2 de dezembro, 18h às 21h
Inscrição: 9 a 24 de novembro
Vagas: 60
Link de inscrição: https://forms.gle/ocZQ49UK5Vvo2YzS7

Sinopse: Esta oficina é um estudo compartilhado entre a experiência e a curiosidade sobre máscaras e tipos cômicos, na criação de uma comédia popular urbana. Estudaremos, através das máscaras de commedia dell’arte, a origem destes tipos italianos que atravessaram séculos e diversas culturas no mundo, influenciando a formação e a criação de atrizes e atores até hoje.

HISTÓRIA SOCIAL DO SAMBA PAULISTA
Coordenação: Tadeu Kaçula
Data e horário: 7 de dezembro – 18h às 20h
Inscrição: 9 a 29 de novembro
Vagas: 30
Link de inscrição: https://forms.gle/g6FPrucuD2AVW9ML9


Sinopse: Nesta atividade o participante poderá desvelar os princípios fundamentais da história social do Samba Paulista, permitindo que o descubra e o compreenda, ao construir uma narrativa objetiva sobre a formação histórica do gênero musical. Será possível aprender conceitos básicos sobre as origens étnicas dos batuques, conceito de samba rural, origem do carnaval paulistano, fenômeno do pagode nas décadas de 80 e 90 e a organização social das comunidades e terreiros do samba paulista.

O TEATRO E A SEMANA MODERNA
Coordenação: Gerson Steves
Data e horário: 30 de novembro; 1, 2 e 3 de dezembro – das 14h às 16h
Inscrição: 9 a 24 de novembro
Vagas: 60
Link de inscrição: https://forms.gle/LgpW5pcC2h3PyviS8

Sinopse: Esta atividade pretende estabelecer uma discussão sobre o papel e a participação da arte teatral no período da Semana de Arte Moderna de 22. Os encontros serão on-line e propulsionados por provocações do coordenador, levando em conta aspectos como: a descentralização do movimento, suas origens demográficas e socioeconômicas, bem como o papel da mulher e da arte popular.

 

Compartilhe com todo mundo: