Show do TUIA e Patrimônio Cultural são destaques do Festival Jacareí 370 anos neste final de semana

Encerrando as comemorações de aniversário da cidade, a Fundação Cultural de Jacarehy realiza programação gratuita para a população

O Pátio dos Trilhos virou um grande palco desde o dia 1º de abril, recebendo diversas manifestações artísticas e culturais em celebração ao aniversário da cidade. O Festival Jacareí 370 anos, realizado pela Prefeitura de Jacareí por meio da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) trouxe 10 dias de programação gratuita para toda a população.

O Diretor de Eventos, Elton Rivas, destacou a importância da comemoração em espaço público e acessível. “Ao longo desses dias, o público desfrutou de  muita música, teatro e cinema. Além de oficinas, feira gastronômica, tudo isso acontecendo no coração da cidade”, disse.

Finalizando o evento de festividade, teremos no sábado (09), a partir das 15h, discotecagem com o DJ Old Boy. O repertório será uma coletânea musical repleta de referências cinematográficas e brasilidades. Em seguida, às 17h, teremos show com Tuia, cantor e compositor jacareiense.

Tuia firmou sua trajetória nacional com uma proposta inovadora de misturar o rock’n’roll com a música regional caipira: o folk rock. Já dividiu o palco com grandes nomes da geração clássica e da moderna música brasileira e irá lançar um novo álbum neste ano, com data prevista para o segundo semestre de 2022.

Já no domingo, às 11h, a banda Sargento Elétrico se apresentará na Feira dos Trilhos, uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a FCJ. Às 16h, a Trupe do Fuxico apresenta o espetáculo teatral “Cirque de Duá – Lê Classique Show”.

Depois, às 18h, a FCJ por meio da Diretoria de Patrimônio lançará o projeto Itinerários Afetivos. A iniciativa busca uma construção coletiva, junto à população, de lugares de memória da cidade. As pessoas poderão gravar vídeos ou registrar com fotos, os locais afetivos de cada um. Esse material poderá ser enviado por meio de uma plataforma digital.

Por fim, a Corporação Musical de Jacareí realiza o show de encerramento do Festival Jacareí 370 anos. A banda instrumental de metais, sopros e percussão, é tradição no município desde 1940.

Curta Jacarehy – Compondo a programação oficial do aniversário da cidade, Jacareí está recebendo desde o dia 6, o Festival de Cinema Curta Jacarehy. Organizado pela Associação Cultural Panvision e coprodução da FCJ, o evento tem como ponto de partida a valorização da produção audiovisual realizada em cidades que não são capitais.

O último dia de festival terá a exibição garantida de duas sessões Infantojuvenil, às 9h30 e às 11h, sendo que a última contará com três acessibilidades (Libras, LSE e audiodescrição) para maior aproveitamento do público.

Duas palestras marcarão a manhã de sábado. A primeira, Panorama do Setor Audiovisual do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, do Sebrae-SP, acontece às 10h. E, em seguida, Daniel Celli ministra a palestra Impactos e Contrapartidas Diretas e Indiretas de uma Film Commission. Às 14h também terá o encontro: Polo Audiovisual Vale do Paraíba Paulista.

A Cerimônia de Premiação acontece às 19h, na qual o melhor filme eleito pelo Júri Popular em cada fim de sessão dos quatro dias de festival, levará o troféu Panvision. Os filmes exibidos também concorrem ao prêmio de melhor filme pelo Júri Oficial nas categorias Curta-metragem e Infantojuvenil. E a noite encerra com a Sessão Especial do longa A Felicidade das Coisas, dirigido por Thais Fujinaga.

Todas as informações também estarão disponíveis no site da FCJ e nas redes sociais oficiais da instituição.