Seresta Darcy Reis mantém a tradição seresteira de Jacareí

Apresentação acontece neste domingo (14), 19h às 22h, no Educamais Jacareí

Entre as gerações anteriores, não há quem não faça uma viagem ao tempo ao prestigiar uma apresentação de seresta, nos moldes das serenatas, acessando recordações por meio do som de violões, flautas, cavaquinhos e outros instrumentos. É quase impossível também, que as novas gerações ou aqueles que têm o primeiro contato com a seresta, não se impressionem com esta composição musical criada para tocar a alma.

Mantendo a tradição seresteira da cidade, a Fundação Cultural de Jacarehy apresenta no próximo domingo (14), das 19h às 22h, no EducaMais Jacareí, a ‘Noite de Seresta Darcy Reis’.

A história desta apresentação de seresta teve início em 1977, pela iniciativa da jacareiense Telê Rodrigues, hoje com 93 anos. Segundo a artista, a ideia inicial foi do músico José Bicudo, já falecido, que na época, decidiu fazer as apresentações no antigo prédio do Preventório, atual Secretaria de Planejamento, na Rua Lamartine Delamare.

Depois disso, Telê e José Bicudo convidaram o locutor Darcy Reis para realizar a primeira Noite da Seresta na cidade e, após a morte do locutor, em abril de 1989, o evento passou a ser denominado ‘Noite da Seresta Darcy Reis’, em sua homenagem, sendo realizado anualmente.

A próxima edição, conta a apresentação de Benedito Veloso que reunirá dez cantores e cinco músicos, homenageando o ilustre escritor e contador jacareiense “Enéas Alves dos Santos”.

A entrada para a ’Noite de Seresta Darcy Reis’ é gratuita e os ingressos devem ser retirados no local, uma hora antes da apresentação.

(Assessoria/FCJ Foto Luiz Cepinho)