Ciclo de Palestras mês do Patrimônio “Paisagem do Vale do Paraíba” na quinta (15)

A Fundação Cultural de Jacarehy, promove no mês do Patrimônio Cultural a palestra “Paisagem do Vale do Paraíba” com André Bazzanella, quinta-feira (15), às 19h, no Museu de Antropologia do Paraíba.

A palestra tem como objetivo a analise da paisagem Valeparaibana a partir de conceitos definidos por autores como Berque e Shama, buscando compreender a paisagem além de seus aspectos visuais, percebendo-a como um sistema complexo, em um território delimitado, cujos sentidos prolongam-se no espaço considerado e no tempo através da associação entre as diversas marcas deixadas pela interação entre os processos de uso, ocupação e atribuição de sentidos e os processos naturais que formam a base física da paisagem.

André Bazzanella é  graduação em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado em História da Arte, com concentração em Antropologia da Arte, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Ciências Sociais em Agricultura Desenvolvimento e Sociedade pelo CPDA da UFRRJ. Atualmente é Chefe da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em São Paulo.

A entrada para a palestra é gratuita, não se faz necessário inscrição prévia. O Museu de Antropologia do Vale fica localizado na Rua XV de Novembro, 143 – Centro.

Assessoria/FCJ Foto Divulgação)