Biblioteca Municipal recebe mais um painel artístico homenageando o cidadão Jacareiense

Novo Painel Artístico será inaugurado em Jacareí no próximo dia 12 (quinta-feira)

A cidade de Jacareí vêm colhendo ótimos frutos artísticos e culturais neste ano de 2019. Resultado do PROAC Municípios, “Jacareí Imaginária” projeto foi um dos contemplados no prêmio do edital lançado pela FUNDAÇÃO CULTURAL DE JACAREHY “JOSÉ MARIA DE ABREU” no “CONCURSO: JACAREÍ CIDADE VIVA – CULTURA QUE PULSA” que é financiado pelo Governo do Estado de São Paulo e contou com o apoio e colaboração da Biblioteca Municipal de Jacareí MACEDO SOARES.

O novo painel artístico apresentado pelo artista visual Rafael Raico oferece à cidade uma obra de arte visual urbana – muralismo, como um novo ponto de apreciação cultural, artística e de investigação identitária Jacareiense.

O Painel de quatorze metros de comprimento e um metro e meio de largura utiliza técnicas de pintura tradicional, fazendo referência ao Movimento Muralista do século XX, mais popularizado no Brasil por obras de artistas como Portinari.

A obra presta uma homenagem ao cidadão Jacareiense e encontra-se na fachada lateral de entrada da Biblioteca Macedo Soares a fim de evidenciar este espaço como um importante patrimônio da cidade – em mais uma iniciativa da cultura em firmar apoio e parceria com a educação.

As imagens que compõem o painel formam um emaranhado de símbolos e representações que retratam a cidade, enfatizando elementos de reconhecimento comunitário, trazendo à tona imagens do imaginário e prestando uma homenagem ao cidadão anônimo de Jacareí.

O artista, Rafael ‘Raico’, apresenta nesta obra uma quebra de paradigmas estilísticos como uma de suas características técnicas, utilizando uma linguagem híbrida a favor da ampliação do campo de leitura e percepção da obra para diferentes públicos e de todas as idades, resultando em uma estética contemporânea que transita entre o clássico e o expressionismo evocando o campo do surrealismo e explorando as potencialidades do desenho.

O trabalho tem como base as investigações desenvolvidas há mais de oito anos pelo artista Jacareiense, que desenvolveu neste período, um vasto repertório de produções sobre a identidade e iconografia do Município, e faz parte de uma série de murais que fecham uma etapa da pesquisa sobre os espaços imaginários de Jacareí.

A inauguração do Painel será na Biblioteca Municipal de Jacareí Macedo Soares, dia 12 (quinta-feira) às 19h00. Em atividade pública e gratuita para todas as pessoas interessadas.

(Assessoria/FCJ)

Compartilhe com todo mundo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp