De portas abertas: Museu de Antropologia do Vale do Paraíba reabre para visitação aos sábados

A partir deste sábado (18), o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba retoma a abertura aos sábados, das 10h às 16h. A visitação aberta ao público é gratuita e dentro do local, todas as medidas de prevenção a Covid-19 continuam sendo tomadas.

Selma Fernandes, Diretora de Patrimônio, reforça que a reabertura em agosto foi satisfatória e gratificante. “Os visitantes voltaram a se encantar com as exposições, além de terem novas experiências de reconexão com a cultura e com a nossa história”. Sobre a visitação aos sábados, a Diretora também pontua a importância desse recomeço: “aos poucos estamos retomando nossas vidas e, a arte nos auxilia a enfrentar esse momento que ficará marcado em nossa memória coletiva”, conclui.

Vale ressaltar que, durante a semana, o funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30. Estão abertas três exposições para visitação: Sabores do Vale, Nas Trilhas da Música em Jacareí e Entre coleções. Em Sabores do Vale, o visitante poderá conhecer mais sobre os hábitos alimentares dos primeiros povos que viviam na região do Vale do Paraíba e fazer um passeio pela história da comida como oferenda e devoção aos orixás.

A exposição Nas Trilhas da Música em Jacareí tem como objetivo tratar da história da música em Jacareí a partir dos sujeitos, seus saberes e fazeres da música popular jacareiense. Temas como FEMPO, Fanfarras, e Banda Sinfônica são abordados, além de homenagear José Maria de Abreu, Dalva Esper e outros mestres da nossa música.

Entre Coleções celebra às quatro décadas do nosso Museu de Antropologia, completadas em 2020. A exposição começa a céu aberto, ocupando a Praça do Rosário, Praça Raul Chaves e Pátio dos Trilhos. As imagens no centro da cidade mostram ao público as diversas peças. Mais detalhes são contatos e representados no interior do museu.

Por fim, no dia 23 de setembro, será inaugurada a exposição Mestres Cultura Viva, uma celebração aos 10 anos da premiação dos nossos Mestres, em Jacareí. Em breve, mais informações nos canais oficiais de comunicação da FCJ.

Compartilhe com todo mundo: