Museu de Antropologia do Vale do Paraíba marca presença na Primavera de Museus

Neste ano, ‘Museus: Perdas e Recomeços’ vem como tema da 15ª Primavera dos Museus, evento promovido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) em todo o Brasil. Pela quarta vez, o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba participará com uma programação exclusivamente on-line, a partir desta segunda-feira (20), até a próxima quinta-feira (23).

Hoje, às 16 h, será disponibilizado no canal do Youtube da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ), a leitura gravada do livro MAV para crianças – Posso correr?, de autoria da Márcia Raquel Alves. No dia 21, também às 16 h e pelo Youtube da FCJ, teremos o registro audiovisual Patrimônio Imaterial e Culturas Populares, do historiador Alberto Capucci. O vídeo é produto da Lei Aldir Blanc.

Já no dia 22, o site oficial da FCJ lançará a cartilha Conhecendo o MAV e suas coleções – Guia do Professor. O material vem ao encontro das propostas de ação educativa do MAV, possibilitando o trabalho do professor em sala de aula, além de complementar as visitas e divulgar o acervo.

E, encerrando a programação jacareiense, no dia 23, também no site da FCJ, será disponibilizada a Ficha Catalográfica – Coleção Pinacoteca. A coleção com obras de Adão Silvério, Almeida Júnior, Cleuso de Paula e outros importantes artistas do Vale do Paraíba, além de obras vencedoras do Salão de Artes de Jacareí (SAJA).

A museóloga Patrícia Cruz e assessora do MAV, reforça que anualmente, a Primavera de Museus soma esforços para a divulgação dessas instituições. “Neste ano, com um tema tão caro e importante que são as perdas e os recomeços, vamos refletir sobre o papel dos museus frente a pandemia e suas sequelas. Para o MAV, marca um momento importante de retomada das atividades e de valorização das culturas populares”, compartilha.

A programação geral do evento começa nesta segunda-feira (20), envolvendo 685 museus de 25 estados e 296 cidades. Ao todo, serão realizados 1.760 eventos.