Orquestra divulga a agenda do mês de dezembro

A Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí convida a população para as apresentações do mês de dezembro. Confira os dias, locais e horários das atrações:

03 – Jacareí Shopping 20h (Banda Sinfônica)
08 – Praça da Matriz 20h (Banda Sinfônica)
10 – Mercado Municipal 10h (Grupo de Sax Osijja)
11 – Jacareí Shopping 19h (Camerata de Cordas)
14 – EducaMais Jacareí 18h30 ( Banda Sinfônica)
15 – Mercado Municipal 10h (grupo de Sax Osijja)
16 – Mercado Municipal 10h (Camerata de Cordas Osijja)
17 – Mercado Municipal 10h (Grupo de trombone Osijja)
18 – Patio dos Trilhos 16h (Camerata de Cordas Osijja)
21 – EducaMais Jacareí 20h (Osijja)

A Orquestra Sinfônica Jovem (Osijja) da Secretaria Municipal de Educação promove cursos para jovens músicos, na categoria iniciante. Para o preenchimento das vagas, os interessados devem morar em Jacareí e ter entre 8 e 25 anos. Os instrumentos são: violinos (5), viola (3), violoncelo (2), clarineta (5), sax soprano (3), trompete (3), flugelhorns (5), trombone (6), trompa (2), euphonium (8) e percussão (5).

Os candidatos ingressam como bolsistas na Orquestra Sinfônica Jovem e são autorizados pela Secretaria Municipal de Educação ao prosseguimento gratuito de seis anos de curso, período em que os bolsistas recebem o instrumento, a título de empréstimo, além de direito ao vale-transporte. Os alunos recebem aulas teóricas de iniciação musical básica, leitura e divisão métrica.

A Osijja teve início de suas atividades em abril de 1978 com a formação da Fanfarra Municipal de Jacareí (FamujaFamuja) onde conquistou vários títulos em sua trajetória nas décadas de 70, 80 e 90. Em 1994 a Famuja se transformou em Banda Marcial Municipal de Jacareí, que permaneceu na categoria até o ano de 2000, quando foi criada a Banda Sinfônica Jovem de Jacareí. Em 2010 transformou-se em Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí pela Secretaria Municipal de Educação.

Hoje o projeto conta com as formações de Orquestra Sinfônica Jovem, Banda Sinfônica Jovem e Camerata de Corda Jovem e a reativação da Famuja nas EMEFs Conceição e Presbítero.

Conta atualmente com 8 professores, 10 monitores e 980 alunos. São atendidos cerca de mil alunos por semestre.

(Marta Fernandes/PMJ)

Compartilhe com todo mundo: