Exposições sobre história de Jacareí

A exposição Indústrias de Jacareí conta a história das primeiras fábricas no município. Em novembro de 1887, Luiz Simon e o Barão de Santa Branca constituíram a primeira fábrica de meias de Jacareí e da América Latina. Em 1895, por progresso e necessidade de suas fábricas, Jacareí se torna a segunda cidade de S. Paulo, a oitava do País e a primeira do Vale do Paraíba a ter iluminação elétrica.

 

Jacareí dos viajantes e comerciantes. Nascida da necessidade e da capacidade tecnológica do século XIX, o trem chegou ao Brasil em 1854 e em Jacareí a 04 de julho de 1876. Era o que havia de mais moderno em transporte. A exposição conta a história da Estrada de Ferro Central do Brasil, que chegou a empregar mais de 50 mil pessoas.

O objetivo da exposição O indígena em Jacareí através da arqueologia é apresentar a historia de Jacareí por outra visão, através dos sítios arqueológicos. Os indígenas tupi guarani e aratu são os grupos identificados através de pesquisa arqueológica na região do Vale do Paraíba.

As três exposições ficam no complexo do Pátio dos Trilhos até o dia 20 de abril, das 8h às 17h. As visitas de escolas podem ser agendas pelo email contato@fundacaocultural.com.br

Compartilhe com todo mundo: