Conde Frontin: sua importância histórica e social

A Praça Conde Frontin, outrora conhecida como Largo do Bom Sucesso, teve sua obra iniciada em 1914, pelo decreto do prefeito Pompílio Mercadante, onde fora construído um pequeno jardim. O nome atual, é uma homenagem ao político e engenheiro André Gustavo Paulo de Frontin (1860-1933) figura que, carrega até os dias de hoje uma importante memória para a história brasileira, considerado o patrono da engenharia nacional, realizou obras importantes, como o alargamento da avenida atlântica, em Copacabana, e também, encontrou grande sucesso em sua carreira política, tendo sido senador, prefeito, e por fim, deputado do antigo distrito federal.

Outro nome que já foi dado a praça, no passado, foi o de João Pessoa, o advogado e político brasileiro, vice-presidente de Getúlio Vargas, que foi assassinado no ano de 1930. Após a 2ª Guerra Mundial, a Praça Conde Frontin recebeu o monumento em homenagem à Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante o governo do prefeito Antônio Alves de Carvalho Rosa, em um evento que conceituou o local como um importante patrimônio para a identidade jacareiense.

Ainda hoje, depois de tantas transformações, a importância histórica do local é latente. Pois mesmo antes da construção da praça, no século XIX, a estrada de ferro do norte fazia seu caminho por este meio.

Fontes : Texto : “1944 – O Brasil vai a guerra com a FEB” Regina da Luz Moreira, FGV. “Jacareí, antes e depois – História de Jacareí”.

Compartilhe com todo mundo: