Teatro de Sombras: Urubus no Ar

“Urubus no AR”

A Fundação Cultural de Jacarehy preparou uma extensa programação de artes cênicas para o mês de março. No último sábado, 3, houve muita palhaçada na abertura do Encontro de Palhaças do Vale do Paraíba, na Sala Mario Lago.

Para o próximo final de semana, dia 10, a Cia Quase Cinema se apresenta com a peça “Urubus no Ar”. Inspirado no Cinema Noir, o teatro de sombras tem como referência as histórias de Micheliny Verunschk e Luiz Roberto Guedes. A trama, que se passa em um tribunal, revela as tramóias de um homem que, em sua busca desenfreada pelo por, manipula quem aparece em seu caminho, incluindo o público.

O elenco é composto por Rafael Soares, Charles Kray, Ronaldo Robles e Silvia Godoy. Os dois últimos também assinam a dramaturgia e a direção do espetáculo.

O espetáculo será na Sala Ariano Suassuna, às 20h. Entrada gratuita é necessário retirar os ingressos 1 hora antes.

CINEMA NOIR OU FILM NOIR

Associado a questões policiais, é o resultado da combinação de estilos e gêneros. Entre as décadas de 1940 e 1950, o Cinema Noir recebe influência do expressionismo alemão, do realismo poético francês e do neo-realismo italiano. Além da literatura de ficção policial norte-americana. Outra grande características são as produções de baixo orçamento com a participação de atores que não eram consagrados.

Caroline Lima/FCJ