Cultura Viva e Pontos de Cultura em Jacareí

No dia 15 de Junho, sexta-feira, às 15:00, a Sala Mário Lago será sede da Roda de Conversa sobre “Cultura Viva Comunitária: Lei Cultura Viva e Pontos de Cultura”, com Marcelo Ferreira um dos principais articuladores desta rede latino-americana, e mediação do Fábio Riani Perinotto – gerente de fomento e formação cultural da Fundação Cultural de Jacarehy.

A Lei Cultura Viva já é realidade como legislação vigente em âmbito federal, além de também alguns municípios brasileiros. O programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura foram criados enquanto política pública no Brasil em 2004, e a lei Cultura Viva também existe em outros países, tendo tido apoio do ParlaSul – Parlamento dos países da América do Sul, em 2013; nestes países a rede de articulação e mobilização se autodenomina e se identifica como “Cultura Viva Comunitária” adjetivando a nomenclatura original e expandindo as relações também com a Espanha em uma vinculação e organização Ibero-americana.

Neste ano de 2018 o Ministério da Cultura (Governo Federal) e a Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo (Governo Estadual) anunciaram novo Edital estadual Pontos de Cultura, e desde a regulamentação da Lei Federal Cultura Viva muitos grupos culturais podem buscar o reconhecimento e declaração como sendo Pontos de Cultura.

Vamos conhecer um pouco dessa trajetória e nos inspirar na nossa cidade a fim de valorizar a diversidade cultural existente no município de Jacareí e região. A atividade é aberta para todas e todos, agentes culturais, ONGs, mestres populares, agentes políticos, estudantes, artistas, e toda população. 

Para saber um pouco mais:

http://www.cultura.gov.br/culturaviva/culturaviva/aprensentacao

http://www.cultura.gov.br/culturaviva/ponto-de-cultura/apresentacao

http://culturaviva.gov.br

http://semanaculturaviva.cultura.gov.br/linhadotempo/index.html

http://www.cultura.gov.br/pontos-de-cultura1

http://www.cultura.sp.gov.br/pontosdecultura/

https://www.facebook.com/Cultura-Viva-411276908942032/

Assessoria de Comunicação/FCJ  Foto: Divulgação

Compartilhe com todo mundo: