Jacareí Criativa’ debate economia baseada no desenvolvimento cultural, social e econômico

Uma cidade que valoriza a criatividade e investe no seu potencial cultural, social e econômico. É essa a proposta do evento ‘Jacareí Criativa’, que acontecerá nos próximos dias 20 e 21 de julho, sexta-feira e sábado, no EducaMais Jacareí.

Promovido pela Fundação Cultural de Jacarehy, o encontro que conta com a contribuição de profissionais renomados, como Ana Carla Fonseca e Alejandro Castañé, que abordarão os avanços das economias das culturas com foco na economia criativa.

Abrangendo os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam a criatividade, a economia criativa estimula a geração de renda e a criação de empregos, promovendo a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.

Trazendo para o cotidiano, um exemplo de economia criativa pode ser aquele grupo de artesãos do bairro, com habilidades manuais elogiadas pelas pessoas que consomem produtos artesanais. A partir disso, individualmente ou em grupo, esses profissionais são incentivados a investirem na produção das peças e começam a vendê-las por um determinado custo em plataformas digitais, valorizando e fomentando assim, os fazeres criativos.

Outro tema que será discutido no evento é a construção de um plano municipal voltado à economia criativa que, de acordo com Bruno Castro, presidente da Fundação Cultural de Jacarehy, terá uma grande contribuição para diversas áreas do desenvolvimento do município.

“O ‘Jacareí Criativa’ tem como principal objetivo discutir e propor ideias para desenvolver um plano municipal de Economia Criativa capaz de contribuir com o desenvolvimento cultural, social e econômico da cidade, por meio de atividades, produtos e serviços que estejam ligados aos setores criativos e culturais”, conclui.

Programação

A abertura do ‘Jacareí Criativa’ será na sexta-feira (20), às 19h, com a palestra ‘Cidades Criativas – da Jacareí que temos à que faremos’, ministrada pela Ana Carla Fonseca, especialista em economia da cultura, do conhecimento, inovação e empreendedorismo.

No sábado (21), a programação divide-se em duas partes. Às 10h, será oferecida a oficina ‘Inovação, empreendedorismo e tendência’ com Alejandro Castañé, gestor e consultor sociocultural. No período da tarde, Ana Carla Fonseca ministra também a oficina ‘Economia criativa e cidades – uma volta ao mundo em casos práticos’, às 15h. Ambas as programações serão no EducaMais Jacareí e as inscrições irão até dia18 mediante a processo de seleção.

Plataforma de inscrição – Clique Aqui

Confira a programação digital completa – Clique Aqui

Diretoria de Jornalismo/PMJ  Foto: Divulgação

Compartilhe com todo mundo: