Folia de Reis acontece neste domingo(13)

A Praça do Rosário de Jacareí será palco de uma grande “Folia de Reis” no domingo (13), data em que a cidade comemora o Dia Municipal da Folia de Reis, instituído pela Lei 5.335/2009.

Das 9h às 11h, cantadores e instrumentistas, vestidos com roupas coloridas, entoam versos que anunciam o nascimento do menino Jesus e homenageiam os Reis Magos. O evento promovido pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu receberá as apresentações culturais dos grupos “Os Filhos do Oriente e Estrela do Oriente”.

No período da tarde das 12h às 18h, contemplando a Comemoração Municipal da “Folia de Reis”,no Pátio dos Trilhos teremos a “Jornada Chulos” que encontra inspiração nas Folias de Reis e revela o fascinante universo das festas populares brasileiras em diálogo com as fragilidades sociais escondidas sob o seu esplendor.

Sendo uma das festas mais ricas do folclore brasileiro, a Folia de Reis é composta por personagens (mestre, contramestre, três Reis Magos, palhaços e foliões) que realizam performances ao som da viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo e pandeiro. Os festeiros entoam versos que anunciam o nascimento do menino Jesus e homenageiam os Reis Magos.

História Folias de Reis

Festa de origem portuguesa que chegou ao Brasil no século XVIII e resiste até hoje. Festa religiosa de origem europeia, a Folia de Reis foi trazida pelos colonizadores portugueses. Porém, enquanto em Portugal a festa tinha o objetivo de divertir o povo, entre os brasileiros a folia passou a ter um caráter mais religioso, marcando, para os católicos, também o fim dos festejos natalinos, quando são desfeitas as decorações, desmontados os presépios e guardados os enfeites de Natal.

História Praça do Rosário

O Município de Jacareí possui um passado grandioso, que pode ser revelado através de seus espaços e prédios de arquitetura histórica. A Praça do Rosário criada com essa nomenclatura em 1907 é um exemplo disso, os prédios que a rodeiam servem como fonte da historicidade regional desde os seus princípios até os dias atuais. A Paroquia Imaculada Conceição (Igreja do Rosário), uma das primeiras igrejas construídas na região exemplifica o protagonismo religioso presente durante a colônia e o império brasileiro, possuindo grande importância por professar a fé católica, religião oficial do estado até 1890.

Serviço:
Folia de Reis
9h às 11h Grupos Os Filhos do Oriente e Estrela do Oriente
Local Praça do Rosário

Jornada CHULOS – PROAC (2018) Circulação de Artes Cênicas para a Rua
12h Roda de Cantorias e Músicas
13h às 16h Oficina de Máscaras e Aula Pública de Dança
17h Apresentação Espetáculo CHULOS
18h Rodas de Conversa com a comunidade participante
Local Pátio dos Trilhos

(Assessoria/FCJ  Foto Luiz Cepinho)

Compartilhe com todo mundo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp