Oficina ‘O Teatro de Idéias – Por que teremos o humor de Shaw?’ acontece sexta (29)

Oficina Circulação – O Teatro de Idéias – Por que teremos o humor de Shaw?

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, Amigos da Arte no Projeto Circuito SP em parceria com a Prefeitura Municipal de Jacareí, por meio da Fundação Cultural de Jacarehy apresenta a Oficina Circulação – APAA: O Teatro de Idéias – Por que tememos o humor de Shaw? – Projeto Shaw 70.

A oficina oferecida é dividida em dois blocos de uma hora, com dez minutos de intervalo.

Parte 1 – Bernard Shaw no Século XXI. É uma piada? Com Sergio Mastropasqua e Thiago Ledier

Tendo como material as biografias escritas por Frank Harris (Bernard Shaw) e Fintan O'Toole (Julgando Shaw), as observações expostas pelo crítico norteamericano Eric Bentley nas obras “Dramaturgo como Pensador” e “A Experiência Viva do Teatro” e ainda, a análise sobre o histórico do gênero cômico no Brasil feita por Décio de Almeida Prado, tentaremos entender porque Shaw – mesmo sendo o segundo autor de língua inglesa mais montado depois de Shakespeare – foi praticamente ignorado no Brasil.

Parte 2 – Leitura de Textos Curtos: Contato com a obra

Na sequência bate papo inicial o público lerá dois textos curtos: o prólogo da peça César e Cleópatra (1898) e uma fala da peça O Homem do Destino (1897). Através dessa participação, o público terá contato com o pensamento do autor para, na sequência, conversarmos sobre as características dos diálogos e sua função dentro da obra de Shaw. Essa atividade evidenciará, ao contrário do senso comum, a poderosa capacidade da comédia de tratar de assuntos complexos, ainda que o resultado diante da cena apresentada seja o riso.

Serviço:
Dia: 29 de novembro (sexta-feira)
Horário: Das 15h às 17h
Local: EducaMais Jacareí