Fundação Cultural de Jacarehy promove discussão online do Plano Museológico

A Fundação Cultural de Jacarehy promove de 15 a 22 de maio, de forma online, uma discussão sobre o Plano Museológico, cumprindo a lei 11904/09.

O Plano Museológico é uma ferramenta de gestão estratégica para museus. Trata-se de um documento que define conceitualmente a missão, a visão, os valores e os objetivos da instituição, e alinha, por meio de um planejamento estruturado e coerente, seus programas, seus projetos e suas ações.

O plano deve ser elaborado com a finalidade de orientar a gestão do museu e estimular a articulação entre os seus diversos setores de funcionamento, tanto no aprimoramento das instituições museológicas já existentes quanto na criação de novos museus. A elaboração do Plano Museologico é orientado por um museólogo e, a partir do diagnóstico da instituição, os programas são pensados de forma participativa. Após a vigência do plano é feito uma avaliação, novo diagnóstico e novos programas são propostos.

Dados: Somente no último semestre do ano passado, o MAV recebeu mais de 14 mil pessoas em suas exposições. Além disso, a Fundação Cultural de Jacarehy tem realizado investimentos na reforma elétrica, na obtenção do AVCB e na conservação dos acervos. Lançou também dois editais para proponentes interessados em apresentar projetos de restauro e captar recursos Federais e Estaduais.

Ações: Atualmente, devido a paralisação das ações culturais em decorrência da pandemia do COVID-19, a autarquia tem realizado ações digitais como a disponibilização do acervo em suas redes sociais e, nesta sexta-feira (15), 15h, irá realizar uma transmissão ao vivo para falar mais sobre o espaço e acervo existente no MAV.

A contribuição do público é de grande importância para a construção e desenvolvimento de uma política museológica que atenda as necessidades do município, participe  Clique Aqui

(Assessoria/FCJ Foto Arquivo/FCJ)