Fundação Cultural de Jacarehy lança edital para capoeira

A Fundação Cultural de Jacarehy lançou, nesta sexta-feira,(26), o edital de seleção para premiação “Salvaguarda da Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial” que irá premiar até 10 pessoas físicas, prioritariamente mestres capoeira, residentes e atuantes no município, para realização de registro audiovisual no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV).

“Essa importante iniciativa foi construída com a sociedade civil, organizada na Comissão Setorial da Capoeira que integra o Conselho Municipal de Políticas Culturais, juntamente com as diretorias de Cultura e Patrimônio da nossa fundação”, ressalta Bruno Castro, presidente da Fundação Cultural de Jacarehy.

A proposta do prêmio não serão 'Lives', mas sim registros audiovisuais com montagem e edição para difusão posterior de depoimentos das pessoas embasados nos seus trabalhos voltados ao setor em questão. Visa-se, assim, garantir o acesso continuado da população jacareiense à arte e à cultura, em especial à “Tradição da Capoeira”, mesmo no contexto de enfrentamento do Coronavírus, mantendo-se a distância sem se configurar atividades com presença de platéia.
Para o mestre Sampaio, essa é uma importante ação no fomento à cultura. “Capoeira é um patrimônio histórico e imaterial da humanidade, com ações assim damos continuidade a arte e a cultura dentro do município.  Em Jacareí, tem-se a semana da capoeira, o dia municipal da capoeira e o encontro municipal da capoeira”, explicou.

Às pessoas físicas premiadas neste edital deverão oferecer, ao longo do segundo semestre a partir de sua premiação, uma palestra e/ou oficina voltada para o público adolescente e jovem referente ao seu saber das tradições, preocupados com as próximas gerações.

O Valor total desta premiação será de R$10.000,00 (dez mil reais) sendo 10 prêmios de R$1.000 reais para cada pessoa física. Serão selecionadas propostas nas linhas de ação cujo foco seja a troca de saberes, o reconhecimento, a prática e a difusão do jogo da capoeira, inclusive como instrumento de humanização que proporcione o registro e a difusão desses conhecimentos.

As inscrições serão realizadas de 29 de junho a 17 de julho, através de plataforma divulgada no site da Fundação Cultural de Jacarehy (www.fundacaocultural.com.br). As inscrições também poderão ser presencialmente mediante agendamento prévio pelo telefone (12) 3953-5999 e no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (Rua XV de Novembro, 143), das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Dúvidas e informações também poderão ser feitas pelo endereço de email: mav@culturajacarei.sp.gov.br

Edital de Premiação Salvaguarda da Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial

Anexo II