
O Teatro Municipal Ariano Suassuna recebe no próximo dia 30, às 20h, o espetáculo de dança “Arigatô… Sayonara”, que narra a história da imigração japonesa no Brasil. Além disso, também acontece uma oficina de dança contemporânea gratuita. Para a apresentação, é necessário retirar o ingresso uma hora antes, gratuitamente.
Entre partidas e chegadas, saudades e descobertas, dores e encontros, nasce “Arigatô…Sayonara”, um espetáculo de dança que atravessa oceanos e tempos para contar, através do corpo, a trajetória dos imigrantes japoneses no Brasil. Inspirado em uma história pessoal, este espetáculo mergulha nas emoções dessa travessia – do adeus ao conhecido, até a fusão entre culturas, criando uma nova identidade.
Entre a dança contemporânea e o jazz, “Arigatô… Sayonara” transforma memórias em movimento, resgatando os sentimentos daqueles que cruzaram mares em busca de um futuro incerto. A dança desenha a despedida dos que ficaram para trás, a longa e exaustiva viagem de navio, as dificuldades da adaptação a um novo país e, por fim, o entrelaçamento das culturas japonesa e brasileira – um processo de resistência e pertencimento.
O espetáculo propõe uma experiência sensorial intensa, onde a musicalidade, a iluminação e a expressividade dos bailarinos convidam o público a sentir cada momento dessa travessia. Mais do que uma homenagem aos imigrantes, “Arigatô… Sayonara” é uma celebração da força, da tradição e da transformação.
Oficina de dança
A companhia de dança oferecerá uma oficina, que será ministrada pelo professor Cleberson Santos, integrante do elenco. A atividade acontece das 10h às 11h30, na Sala Mário Lago (Rua Barão de Jacareí, 122, Centro).
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail galpao1ciadedanca@gmail.com. Os interessados devem enviar nome completo, idade e telefone.
Serviço:
Espetáculo de dança: “Arigatô… Sayonara”
Dia 30 de Agosto (Sábado), às 20h
Local: Complexo Paulo Freire – Teatro Municipal Ariano Suassuna (Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, 3595, Jardim Marcondes).