Fundação Cultural traz Oficina de Dança neste domingo(13) no Pátio dos Trilhos

A Fundação Cultural de Jacarehy traz o projeto “JORNADA CHULOS” que propõe um dia inteiro de atividades lúdicas, artísticas e pedagógicas relacionadas ao espetáculo de dança Chulos no Pátio dos Trilhos neste domingo(13).

Das 15h às 16h, no Pátio dos Trilhos será ministrada a oficina de “Aula Pública de Dança”, cujas as matrizes compõem a chula de palhaços, e que se tornaram ícones no universo da dança no Brasil.

A chula de palhaços, dança praticada entre os palhaços das Folias de Reis, é composta de passos de diferentes matrizes. Algumas chulas de palhaços, especialmente no interior Sul do Rio de Janeiro, admitem acrobacias exuberantes. As paulistas apostam nas invenções coreográficas. Já as mineiras se utilizam de grandes máscaras e indumentárias pesadas, e os passos são muito rápidos. De todo modo ao longo dos tempos a chula de palhaços assimilou passos de diversas danças urbanas desenvolvidas no Brasil a partir do Século XX.

(Assessoria/FCJ Foto Divulgação)