A partir deste sábado (18), o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba retoma a abertura aos sábados, das 10h às 16h. A visitação aberta ao público é gratuita e dentro do local, todas as medidas de prevenção a Covid-19 continuam sendo tomadas.
Selma Fernandes, Diretora de Patrimônio, reforça que a reabertura em agosto foi satisfatória e gratificante. “Os visitantes voltaram a se encantar com as exposições, além de terem novas experiências de reconexão com a cultura e com a nossa história”. Sobre a visitação aos sábados, a Diretora também pontua a importância desse recomeço: “aos poucos estamos retomando nossas vidas e, a arte nos auxilia a enfrentar esse momento que ficará marcado em nossa memória coletiva”, conclui.
Vale ressaltar que, durante a semana, o funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30. Estão abertas três exposições para visitação: Sabores do Vale, Nas Trilhas da Música em Jacareí e Entre coleções. Em Sabores do Vale, o visitante poderá conhecer mais sobre os hábitos alimentares dos primeiros povos que viviam na região do Vale do Paraíba e fazer um passeio pela história da comida como oferenda e devoção aos orixás.
A exposição Nas Trilhas da Música em Jacareí tem como objetivo tratar da história da música em Jacareí a partir dos sujeitos, seus saberes e fazeres da música popular jacareiense. Temas como FEMPO, Fanfarras, e Banda Sinfônica são abordados, além de homenagear José Maria de Abreu, Dalva Esper e outros mestres da nossa música.
Já Entre Coleções celebra às quatro décadas do nosso Museu de Antropologia, completadas em 2020. A exposição começa a céu aberto, ocupando a Praça do Rosário, Praça Raul Chaves e Pátio dos Trilhos. As imagens no centro da cidade mostram ao público as diversas peças. Mais detalhes são contatos e representados no interior do museu.
Por fim, no dia 23 de setembro, será inaugurada a exposição Mestres Cultura Viva, uma celebração aos 10 anos da premiação dos nossos Mestres, em Jacareí. Em breve, mais informações nos canais oficiais de comunicação da FCJ.