Feira do Bolinho Caipira reúne mais de 50 mil pessoas

Edição de 2022 da festa trouxe novidades de espaço e estrutura, programação cultural diversa e a arrecadação de 300 mil reais para as entidades beneficentes participantes

No último final de semana (19, 20 e 21 de agosto), a  Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) e Prefeitura Municipal realizaram a Feira do Bolinho Caipira 2022. 

O evento, com três dias de programação cultural gratuita e diversa, reuniu mais de 50 mil pessoas, além da venda aproximadamente 120 mil bolinhos e a arrecadação de 300 mil reais em vendas para as 18 entidades beneficentes participantes. 

O presidente da FCJ, Guilherme Mendicelli, compartilha que, “a FCJ se preocupou com cada detalhe, valorizando o bolinho, ajudando entidades, dando espaço para artistas, linguagens artísticas e para a nossa cultura popular. E, claro, fazendo a cidade feliz”.

Neste ano, além do bolsão do estacionamento do Parque da Cidade, o evento ganhou mais espaço e a festa tomou o interior do parque, com destaque para a apresentação de todos os shows na Concha Acústica e maior comodidade e aproveitamento da estrutura.

A feira também contou com segurança exclusiva e equipe de brigadistas de plantão. Ao todo, com organização e infraestrutura, foram gerados mais de 100 postos de trabalho. Elton Rivas, diretor de Eventos da FCJ afirma que, “a Festa de 2022 marcou a retomada do evento, com a ampliação da programação, das entidades envolvidas e a recepção do público foi excelente,  sinalizando a importância da festa, do encontro e da identificação com nosso patrimônio cultural”.

ATRAÇÕES – A programação do evento ganhou três dias repletos de atrações, com destaque para os shows da banda Kanaviá, dos músicos Tuia & Guarabyra e da dupla de sertanejo universitário, Talis e Welinton. 

O ator Mário Neto, no personagem do caipira Valdemar Jurema, animou a população presente e apresentou as atrações nos dias da festa. “A Feira do Bolinho Caipira tem uma importância muito grande pra mim. Foi na edição de 2015, que o Valdemar Jurema ganhou vida, esse caipira que amo tanto e que abriu as portas do teatro. Voltar depois de sete anos, como mestre de cerimônia e ser recebido com tanto amor e carinho pelo público, é de se emocionar”, compartilha. 

A valorização às culturas populares marcou presença com apresentações dos grupos de tradições, como o Maculelê, Catira e Cobra Grande, além da Premiação dos Mestres Cultura Viva 2022 e do Prêmio Viola de Jacareí.

Selma Fernandes, diretora de Patrimônio da FCJ, reforça a importância das manifestações populares, em um evento que tem como objetivo principal, a salvaguarda do Patrimônio Imaterial de Jacareí. “Foi muito significativa a presença da nossa cultura, saberes e fazeres na programação. Essa ação veio despertar, construir e dar maior visibilidade à preservação de nosso patrimônio, que através da diversidade e das mais variadas identidades culturais nos torna tão plurais e ricos em histórias e memórias”, disse.

APOIO –  A Feira do Bolinho Caipira 2022, realizada pela Fundação Cultural de Jacarehy e Prefeitura Municipal, contou com  apoio direto das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Segurança e Defesa do Cidadão, Desenvolvimento Econômico, além do Gabinete do Prefeito e do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

Compartilhe com todo mundo: