Espetáculo Ubu Rei estreia em Jacareí

Os absurdos do poder encenados de forma cômica dão vida ao espetáculo que traz Augusto Marin, como Pai Ubu, e a atriz Esther Góes, como a Mãe Ubu

No dia 16 de outubro, a cidade de Jacareí irá receber o espetáculo Ubu Rei, no Teatro Municipal Ariano Suassuna, às 19h, com Augusto Marin, como Pai Ubu, e Esther Góes, como Mãe Ubu. Pela primeira vez na cidade, a peça teatral integra o Circuito SP, programa que promove a difusão artístico-cultural descentralizada no estado de São Paulo por meio da circulação de apresentações por todo o estado, gratuitamente.

O espetáculo teatral, com duração de 1h20 minutos, é baseado no texto de Alfred Jarry, com direção de Armando Liguori Júnior e tradução e concepção de Augusto Marin. No elenco, Augusto Marin, como Pai Ubu, Esther Góes, como Mãe Ubu, Paulo Dantas, Armando Liguori, Fabricio Garelli, Juliano Dip e Natália Albuk.

Mais atual do que nunca, o texto mostra como a ganância e a vaidade exacerbada são capazes de motivar a tomada do poder. Ubu, o protagonista, é um personagem inescrupuloso que beira o grotesco para alcançar seus objetivos. Manipulado pela esposa, Mãe Ubu, e amparado pelos próprios discípulos, decide matar o rei da Polônia para roubar a coroa. Em seguida mata os nobres, juízes e os financistas e trai seus próprios apoiadores.

Ubu Rei é uma sátira sobre o poder, revela como são patéticos os tiranos. Eles jogam com o destino das pessoas como se fossem crianças brincando”, diz Augusto Marin, idealizador do projeto.

Ao chegar ao trono, Ubu se torna um tirano sanguinário, mas ingênuo e despreparado, o que leva a plateia ao riso. Essa é uma das principais características do trabalho de Alfred Jarry: encenar uma farsa que conduz à gargalhada diante da estupidez humana ao supor uma superioridade diante dos demais.

Segundo Armando Liguori, “estamos fazendo uma releitura contemporânea de Ubu Rei, de Alfred Jarry, pós-pandemia, trazendo referências sobre o Brasil, os artistas e o teatro. Para criar o espetáculo pesquisamos algumas versões de Ubu Rei, como: Ubu Rei, de 1896, Ubu Cornudo, de 1897, Ubu Acorrentado, Ubu sobre a Montanha e os Almanaques do Pai Ubu, escritos entre 1899 e 1901”, esclarece.

A linguagem do espetáculo baseia-se nas técnicas da comédia física e visual, no jogo dos atores, na Commedia Dell’arte, com música ao vivo, acrobacias, marionetes, elementos de HQs e dos jogos infantis. O público integra o espetáculo, representando o povo da Polônia.

Ficha Técnica:

Direção Geral: Armando Liguori Júnior
Tradução e Concepção: Augusto Marin
Elenco: Esther Góes, Augusto Marin, Fabricio Garelli, Juliano Dip, Natália Albuk Armando Liguori e Paulo Dantas
Fotografia: Alexia Marília
Diretor de Produção: Luciane Ortiz
Direção Musical: Sérvulo Augusto
Diretor de Movimentos: Doria Gark
Cenários: Paulo Dantas
Figurinos: Aline Barbosa
Adereços: Nani Catta Preta
Design de Luz: Andre Lemes
Operação de Luz: Agnaldo Nicoletti e Marco Antonio Guerreiro
Operação de Som: Marco Antonio Guerreiro e Anderval Areias
Programação Visual e Designer: Rony Costa
Assessoria de Imprensa: Alessandra Siegel
Contrarregra: Max de Souza e Fábio Daniel
Realização: Commune e Marin Produções Artísticas

Legenda: Apresentação do espetáculo Ubu Rei. / Divulgação.