Realizado pela Lei de Incentivo à Cultura, documentário “Icônicas e Bafônicas” estreia em Jacareí neste domingo (29)

Lançamento do filme, que narra a vida de três travestis que fizeram parte da história da cidade na década de oitenta, será no dia 29 de janeiro, às 19h

Com o objetivo de promover a diversidade e celebrar o mês da Visibilidade Trans, será lançado no próximo domingo (29), o documentário “Icônicas e Bafônicas”, em Jacareí (SP). O longa, que narra a história de três travestis que transitavam pelo município na década de oitenta, é uma iniciativa apoiada pela empresa Suzano, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), em parceria com a Prefeitura Municipal de Jacareí (SP) e a Fundação Cultural de Jacarehy.

O documentário será exibido gratuitamente às 19 horas, no Museu de Antropologia, situado na rua Quinze de Novembro, 143 – Centro, em Jacareí (SP).

Com o intuito de combater preconceitos e promover o respeito à diversidade, o filme de 45 minutos relata a vida de Maísa (travesti preta, que caminhava pelo centro da cidade), Lilica (que trabalhou no mercado municipal e auxiliava as mulheres idosas levando suas compras até as residências) e Baby (empregada doméstica de uma família nobre da região).

As gravações do documentário foram realizadas em oito meses e contou com a participação de atores e atrizes que moram em Jacareí (SP). “O objetivo do documentário é desconstruir ideias equivocadas que estão arraigadas sobre a população LGBTQIAP+ e resgatar histórias de travestis que viveram na cidade e eram muito conhecidas na região por toda a população, e que infelizmente não estão mais entre nós”, reforça Gutho Pelogia, diretor de Teatro e idealizador do projeto.