Na noite do último domingo (19), a Av. Davi Monteiro Lino, região central de Jacareí, foi tomada por muito brilho, fantasias, música e um público estimado em 15 mil pessoas: após dois anos de pandemia, o Desfile das Escolas de Samba retornou em grande estilo.
A grande estrela da noite foi a G.R.C.E.S Unidos Do Álcool, que conquistou na tarde desta terça-feira (21), o tricampeonato do carnaval jacareiense. A G.R.C.E.S Unidos do Jacarezão conquistou a segunda colocação e, a G.R.C.E.S Luz do Amanhã ficou em terceiro lugar.
”O diferencial de sermos tricampeão é o amor. Amor pelo pavilhão. Só quem faz parte do barracão sabe a emoção e as dificuldades de fazer tudo isso acontecer”, contou Eli Ferreira, Presidente da Unidos Do Álcool, vencedora do título em 2019, 2020 e agora, 2023.
Todas as escolas de samba emocionaram por meio dos sambas-enredo, que exaltaram desde as origens e a cultura africana, passando pela criação do mundo, as lutas dos grandes guerreiros e em roteiros mais recentes, como a história de Jacareí e do cultivo do café na região.
“Fizemos um carnaval completo, com programação, qualidade e disputa diferentes dos todos os anos anteriores. Chegamos ao final sensação de missão cumprida, não só pela festa, mas também pelas escolas e principalmente, pelas comunidades. Agradeço a todos que compartilharam desse momento e fizeram isso acontecer”, pontua Guilherme Mendicelli, presidente dá Fundação Cultural de Jacarehy.
Estrutura – Para receber este público, a Prefeitura Municipal de Jacareí, por meio da FCJ e com organização da AJASA (Associação Jacareiense do Samba) organizaram uma estrutura em formato de arquibancadas, banheiros públicos, praça de alimentação, camarote para terceira idade e portadores de necessidades especiais, além de outros espaços para que as famílias da cidade pudessem usufruir da maior festa popular brasileira com qualidade e de forma gratuita.
Carnaval de Jacareí – Com o anúncio das campeãs, Jacareí fecha seu Carnaval com chave de ouro. A programação carnavalesca iniciou em 14 de janeiro com a Escolha da Corte, em seguida o Bloco do Barbosa arrastou milhares de foliões pelas ruas da cidade, além das matinês por diversas regiões, blocos de rua e um pré-carnaval de três dias no Parque da Cidade, com a presença de blocos tradicionais em todo Vale do Paraíba, como Juca Teles, Bloco dos Bruto, entre outros.