O evento será realizado no IFSP (Instituto Federal) e contará com discussões sobre os eixos temáticos culturais
A 6ª Conferência de Cultura na cidade de Jacareí está prestes a movimentar o cenário cultural da região, diagnosticando as demandas culturais do município. Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a Conferência será realizada nos dias 27 e 30 de outubro. Este evento, que ocorre a cada dois anos, é um ponto de encontro fundamental para todos aqueles que valorizam e desejam fortalecer a cultura local.
A conferência, oferece uma plataforma única para discutir as políticas culturais do município. Caracteriza-se como espaço público de debates, sendo um mecanismo institucional de diálogo com os artistas, produtores culturais e fazedores de cultura do município.
Neste ano, a 6ª Conferência de Cultura em Jacareí irá abordar o tema: “Democracia e Direito à Cultura”. Este é o momento de discutir questões culturais cruciais para o estabelecimento de diretrizes que vão moldar o futuro da expressão artística na cidade.
No encontro de preparação da Conferência – Fóruns Setoriais, organizados para serem espaço de escuta e diálogo entre a sociedade civil, em especial a classe artística, e a Fundação Cultural – foram abordadas pautas e ações de fomento realizadas pela Fundação Cultural para a construção da Conferência de Cultura.
Patrícia Cruz, Diretora de Cultura afirma: “A 6ª Conferência Municipal de Cultura é um marco significativo para a discussão e formulação de propostas que moldarão o cenário cultural tanto em nosso município como no Estado.”
“Após os fóruns setoriais realizados no mês de setembro, chegou a hora de consolidar ideias e propostas de alto impacto para o setor cultural. Este é o momento de somar propostas macro que impulsionarão nosso compromisso com a cultura.” pontua ela.
“É uma vitória ver o sistema nacional de cultura e as ferramentas democráticas de participação social acontecerem. Discutir e pensar nossos contextos culturais é fundamental para a cidade, ainda mais com a oportunidade democrática de fazer com que as demandas da sociedade civis ganham destaque e recebam a atenção do poder público no planejamento e execução das políticas culturais”, destacou Guilherme Mendicelli, presidente da Fundação Cultural de Jacarehy.
No dia 27 a partir das 19h será realizada de forma on-line a aprovação do regimento interno e a primeira rodada de discussões sobre os eixos temáticos. O link para participar é: Meet (http://meet.google.com/jrz-zibm-dtr).
No dia 30 será iniciada às 14h, de forma presencial, no IFSP (Instituto Federal) a divisão dos grupos que irão elaborar propostas para cada um dos eixos temáticos. A partir das 19h será feita a votação das propostas e a eleição dos Delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Cultura em dezembro.
Os seis eixos a serem discutidos são:
Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2: Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social;
Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
Eixo 6: Direito às Artes e Linguagens Digitais.
O documento base para discussão dos eixos está disponível em: https://fundacaocultural.com.br/6conferenciamunicipal/.
A Conferência – O evento, que acontece a cada dois anos, compõe as diretrizes do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). Conforme a Lei nº 5.736 do CMPC, a Conferência Municipal de Cultura de Jacareí é um evento que integra o Sistema Municipal de Cultura, sendo também um mecanismo legal e jurídico para a concretização da democracia participativa em âmbito municipal sobre as políticas culturais da cidade. O regimento completo da conferência de 2021 pode ser conferido por aqui.
A 6ª Conferência de Cultura na cidade de Jacareí, ocorre também como uma preparação para o evento nacional que ocorrerá em 2024. Da 6ª Conferência sairão propostas para serem apresentadas na Conferência Estadual e posteriormente na Conferência Nacional, que caracteriza-se por ser um espaço privilegiado para os debates sobre política cultural no Brasil.
Mais informações e detalhes da programação (dias, horários e endereços) estão disponíveis nos canais de comunicação da FCJ.
Confira a Programação:
27/10 às 19h – Reunião On-line – http://meet.google.com/jrz-zibm-dtr
30/10 às 14h – Reunião presencial – IFSP (Instituto Federal), R. Antônio Fogaça de Almeida, 200 – Jardim América
Para participar da 6ª Conferência Municipal de Cultura é necessário realizar o credenciamento na plataforma: https://forms.gle/59Y71VQ69jRSEufx6.
Legenda: 6ª Conferência Municipal de Cultura/ Democracia e Direito à Cultura/ Divulgação