Jacareí, nos dias 23 e 24 de novembro, às 19h, na Sala Mário Lago, no Pátio dos Trilhos, em Jacareí (SP), será realizado o MUAU 2024 – Festival da Canção, uma realização da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) e da Constantinides Produções Culturais.
O Festival MUAU de Jacareí, realizado anualmente desde 2019, celebra a produção de música autoral na cidade e região. Neste ano, o festival adota um formato competitivo.
De um total de 91 inscrições, 15 canções foram selecionadas por um júri composto pela cantora Tânia Reis, pela produtora cultural Lu Constantinides, pelo musicista Benigno Sobral e pela cantora paulistana Filomena. Essas canções serão apresentadas no dia 23 de novembro, às 19h, na Sala Mário Lago, em Jacareí, com a participação de autores e autoras de Jacareí, São José dos Campos, Pindamonhangaba e Atibaia.
As apresentações serão avaliadas por um júri composto pelo músico e produtor cultural Cleverson Oliveira, pelo produtor cultural e ativista Betinho Zulu, pela cantora, compositora e DJ Aninha Ramone, pela pianista e professora de música Rô Moliterno e pela cantora e professora de canto Dadá Cyrino. Este júri elegerá as seis canções finalistas. Além disso, o público presente poderá votar por meio de cédulas distribuídas previamente para escolher a melhor canção e a melhor voz.
No dia 24, a noite de premiação será aberta com o show de Tânia & Alê, dupla formada pela cantora Tânia Reis e o cantor e compositor Alê Freitas. A dupla se consagrou nos anos 80 como uma das mais premiadas no Fempo, festival de música popular realizado anualmente em Jacareí, entre os anos 70 e 80.
Após a apresentação de Tânia & Alê, os classificados se apresentarão em ordem, do sexto ao primeiro colocado. Todas as apresentações serão filmadas, e cada um dos classificados terá, a partir de então, um videoclipe de sua canção gravado ao vivo. Os três primeiros classificados receberão troféus e premiação em dinheiro, conforme estipulado no edital do festival. Também serão entregues troféus para a melhor canção e a melhor voz, definidos pelo júri popular.
Canções selecionadas:
- Prelúdio Sem Dó Maior – Micheli Aguiar e Banda
- Asas de Ícaro – el Samu e los Buendía
- Trem do Paraguay – Manolo e os Fumos de Rolo
- Tu És Cão – Wolfgangue
- Como Nascem os Monstros – Manger Cadavre?
- Veja Bem – Ariane Nunes
- Partes de Mim – Maysa Ohashi
- Não É Não – Mira
- Intensa Como o Vento – Meire D’Origem, DJ Loucas e Alra Alves
- Rimas, Notas, Narrativas – Killa Bi
- Olhos – Trio Bola de Meia
- Carro de Ilusões – Duo Música de Interior
- Alta Paixão Brasileira – Rodrigo Lopes
- Dá Água Pro Vinho – Andressa Neiva e Banda
- Futuro Ancestral – Demétrio Mussi e Julia Ferr