
A “Casa da Cultura” é a primeira no Vale do Paraíba dedicada exclusivamente aos Mestres da Cultura Viva, reafirmando o compromisso de Jacareí em valorizar e preservar os saberes e fazeres tradicionais. O espaço nasce como um ponto de encontro, resistência e inspiração, onde a memória coletiva se fortalece, e o legado cultural se projeta para o futuro.
O evento acontece no palco do Parque da Cidade e na Casa da Cultura, reunindo apresentações de diferentes expressões da cultura popular e homenagens aos guardiões dos saberes tradicionais. Dois Mestres contemplados pelo edital receberão o prêmio, por sua contribuição para a preservação e transmissão das memórias culturais de Jacareí.
A presidente da Fundação Cultural, Juliane Guedes, destaca a importância do momento: “A Casa da Cultura é um espaço de afeto, resistência e criação. Aqui, nossos Mestres terão um lugar de encontro para manter vivas as tradições e inspirar as futuras gerações. É a materialização do nosso compromisso com a cultura viva da cidade e uma conquista inédita para todo o Vale do Paraíba”.
Sobre a Casa da Cultura
Instalada no histórico casarão do Parque da Cidade, a Casa da Cultura foi instituída oficialmente pelo Decreto nº 124/2025, de 3 de abril de 2025. O espaço é dedicado ao fortalecimento e fomento das expressões populares conduzidas pelos Mestres da Cultura Viva, unindo preservação da memória, economia criativa e transformação social.
Programação – 16 de agosto
Palco do Parque da Cidade & Casa da Estação
15h – Apresentação de Folia Filhos do Oriente, com Mestre Luiz
15h40 – Entrega oficial do Prêmio Mestre Cultura Viva
16h – Inauguração oficial da Casa da Cultura
17h – Apresentação de Maculelê
17h40 – Apresentação de Roda de Capoeira
18h30 – Apresentação de Violeiros
19h30 – Apresentação da Escola de Samba Unidos de Santa Helena
Serviço
Data: 16 de agosto de 2025
Horário: a partir das 15h
Locais: Palco do Parque da Cidade e Casa da Cultura – Jacareí
Classificação: Livre