
A Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) apresenta a programação da 19ª edição de sua Mostra de Artes Cênicas, que acontecerá do dia 4 a 14 de setembro em diversos pontos da cidade, como na Sala Mário Lago, no Mercado Municipal e no Pátio dos Trilhos.
O primeiro espetáculo será no dia 4, às 15h, na Sala Mário Lago, com o circo Panqueca Solamente.
A 19ª Mostra de Artes Cênicas de Jacareí trará uma programação plural e acessível, com espetáculos de dança, teatro e circo. O evento reafirma seu papel como um dos principais fomentadores das artes cênicas no município, oferecendo experiências culturais ricas e fortalecendo o cenário artístico local.
A presidente da Fundação Cultural, Juliane Guedes, reforça: “A Mostra de Artes Cênicas é um espaço de expressão e inclusão, onde artistas locais e convidados podem compartilhar suas criações, e contribuir para o enriquecimento da vida cultural da cidade.”
Mais do que um evento, a Mostra de Artes Cênicas de Jacareí é uma celebração da diversidade cultural e da importância da arte como ferramenta de transformação social.
Programação Completa
Título: Lambe Lambe da Roça
Sinopse: O espetáculo de teatro lambe-lambe da roça apresenta cinco histórias distintas, criadas com a técnica do teatro de sombras, que exploram o universo rural. Considerado o menor teatro do mundo, o lambe-lambe acontece dentro de uma pequena caixa e é exibido para apenas um espectador por vez. A curiosidade cresce conforme a fila avança, até chegar o momento de descobrir o que se passa nesse minúsculo palco. Neste projeto, cinco caixas funcionam simultaneamente, permitindo que o público assista a todas as histórias, que se complementam e revelam diferentes facetas da vida na roça.
04/09 (Quinta-feira)
10h
Local: Mercado Municipal
Título: Panqueca Solamente
Sinopse: A Palhaça Panqueca acaba de completar 55 anos de idade e 40 de carreira. O que poderia ser motivo de festa se transforma em desafio quando é despejada do teatro onde trabalhou por anos. Sem dinheiro ou comida, enfrenta o abandono do grupo “Los Catitos” e decide recomeçar apenas com sua bagagem artística. Diante do público reunido para assistir ao “despejo”, apresenta seus principais números, mesclando memórias shakespearianas e releituras divertidas, sempre com coragem e bom humor.
04/09 (Quinta-feira)
15h
Local: Sala Mário Lago
Título: No Limiar
Sinopse: Criada pelo coreógrafo Felipe Chepkassoff, em colaboração com o Balé da Cidade, de Taubaté, “No Limiar” parte das vivências e subjetividades dos intérpretes para explorar, por meio do movimento, imagens que revelam estruturas de poder e opressão da sociedade contemporânea. A obra reflete a tensão presente nas relações humanas, equilibrando-se entre o exercício do afeto e a imposição de poder sobre o outro.
04/09 (Quinta-feira)
20h
Local: Sala Mário Lago
Título: Pequenos Mestres e Mestras
Sinopse: Pequenos Mestres e Mestras apresenta cinco caixas de teatro lambe-lambe que ganham vida para homenagear mestres e mestras da cultura tradicional e popular. Em cenas delicadas e envolventes, revelam fragmentos da trajetória de homens e mulheres que dedicam sua existência ao ritmo vibrante da folia de reis, à cadência ancestral do jongo, à força do boi-bumbá e ao encanto das figuras de barro. O espetáculo presta homenagem a Lili Figureira, Ana Maria Carvalho, Kardec Gonzaga, Laudeni de Souza e Zé da Viola. Um convite para o público se conectar com heranças culturais e saberes imateriais que atravessam gerações.
05/09 (Sexta-feira)
05/09 (Sexta-feira)
17h30
Local: Pátio dos Trilhos
Título: The Bichos
Sinopse: Em tempos difíceis, o único caminho para quatro animais abandonados foi pegar a estrada rumo ao desconhecido. Mas, o que eles não imaginavam era que, juntos, iriam mudar a história de suas vidas para sempre e criar a lendária banda “The Bichos”. Livremente inspirado no conto “Os músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, “The Bichos” é um espetáculo infanto-juvenil que fala da alegria dos recomeços, embalado por clássicas melodias dos Beatles.
09/09 (Terça-feira)
18h
Local: Sala Mário Lago
Título: Matadouro
Sinopse: “Matadouro” é um espetáculo que reúne dança, teatro e canto para denunciar e refletir sobre a violência contra as mulheres. Inspirada nos casos de feminicídio em Juárez (México), a obra amplia seu olhar para a realidade global, destacando que no Brasil um caso é registrado a cada seis horas. Dirigida por Mônica Alvarenga, a montagem resulta de uma investigação crítica e política, utilizando a arte como instrumento de denúncia e transformação. Com elenco formado por cinco mulheres de diferentes corpos e vivências, “Matadouro” convida à reflexão sobre o valor da vida feminina e a urgência de medidas eficazes contra a violência de gênero.
10/09 (Quarta-feira)
19h30
Local: Sala Mário Lago
Título: Circo Caravana
Sinopse: Excêntricos artistas viajantes apresentam um espetáculo de variedades circenses com as melhores atrações que encontraram em suas apresentações pelo mundo. O grande faquir encantador de serpentes e a foca equilibrista são alguns dos números que prometem surpreender e encantar o público.
12/09 (Sexta-feira)
17h30
Local: Pátio dos Trilhos
Título: Soniquete
Sinopse: Ao som do “soniquete” de seus sapatos, ela dança enquanto clarinete, sinos e guizos preenchem o ar. Com uma caixa percussiva de madeira como base para dança, acrobacias, malabares e experimentações musicais, “Soniquete” é uma vivência poética, humorística e inesperada. Criado nas ruas, o espetáculo une técnicas e emoções, explorando a dualidade da personagem e suas diferentes faces. Com poucas palavras, constrói uma comunicação acessível a públicos de diversas línguas e culturas.
13/09 (Sábado)
15h
Local: Sala Mário Lago
Título: O Legítimo Pai da Bomba
Sinopse: O espetáculo narra a história real do físico judeu húngaro Léo Szilárd, desde a fuga do nazismo, até sua ligação com a construção da primeira Bomba Atômica. Nesse trajeto, ele se envolverá com diversos personagens históricos, que diretamente ou não, colaboraram para a viabilização do projeto da bomba e seu lançamento, que resultou no extermínio de milhares de japoneses na II Guerra Mundial. O caminho entre a descoberta científica e sua utilização como arma de destruição em massa é acompanhado de um drama interno de Szilárd, que vê sua invenção ser desviada do objetivo original.
13/09 (Sábado)
20h
Local: Sala Mário Lago
Título: Voando Alto
Sinopse: Piu, uma pequena calopsita diferente de todos ao seu redor, parte sozinha em busca de seu lugar no mundo. No caminho, conhece PiuPiu, um flamingo com quem cria uma grande amizade. Juntas, vivem aventuras, enfrentam desafios e aprendem lições com outros pássaros, até conhecerem Tio Currupiu, uma sábia coruja que ensina sobre propósito e autoconfiança. “Voando Alto” é uma história leve e emocionante sobre amizade, diversidade, aceitação e a importância de ter um lar onde possamos ser nós mesmos e voar alto.
14/09 (Domingo)
15h
Local: Sala Mário Lago
Título: Meninos que Dançam
Sinopse: O espetáculo que se formou a partir do projeto “Meninos que Dançam”, da Radar Cia. de Dança, nasce do projeto social que incentiva jovens talentos de Jacareí a descobrirem e expressarem sua arte por meio da dança. Em cena, coreografias revelam o processo de aprendizagem e evolução desses bailarinos, traduzindo em movimento a força transformadora da dança na vida dos meninos que ousam sonhar e dançar.
14/09 (Domingo)
19h
Local: Sala Mário Lago