Nesta terça-feira (12) às 9h, no auditório do IFSP, será inaugurada a Brinquedoteca projetada e desenvolvida pelos alunos do 5° Semestre de Designer de Interiores, com materiais doados pela cidade de Jacareí e outras do estado de São Paulo. Com um novo conjunto de mobiliário, a brinquedoteca estará em condições de atender de forma ainda mais eficaz os seus usuários.
A Professora Lea Dobbert propôs o desafio de criar e executar o mobiliário a ser utilizado por crianças, assim como pelos alunos e professores do curso de Pedagogia do IFSP. Embora a Brinquedoteca já contasse com alguns móveis, havia a necessidade de uma organização e funcionalidade aprimoradas. Para este projeto, os alunos, orientados pela professora Lea, dialogaram com os professores da Pedagogia, Luciano Cores e Márcia Teani, a fim de compreender as reais necessidades dos usuários do espaço, para assim, dar início ao desenvolvimento do projeto. Fundamentado nos quatro pilares do design (estrutura, estética, ergonomia e tecnologia), o mobiliário foi cuidadosamente concebido para permitir diversas configurações, graças à sua modularidade e capacidade de adaptação tanto para o público infantil quanto para o adulto.
A disciplina aborda processos de projeto e apresenta reflexões fundamentais ao desenvolvimento do mobiliário, desde o desenho até a produção do protótipo. Apresenta referências icônicas do design brasileiro e internacional, possibilitando aos alunos, a partir de análise e reflexão, desenvolverem projetos e execução de mobiliários. Discute a responsabilidade social e ambiental na idealização e produção de mobiliários, considerando os contextos local e nacional.
Para conferir uma identidade aos mobiliários, pensou-se em desenvolver uma família de formas a partir da cadeira red and blue de Gerrit Rietveld, um dos principais membros do movimento De Stijl, que buscava simplificar o design e a arquitetura, utilizando formas geométricas e cores primárias. A brinquedoteca foi concebida como um espaço voltado para aprendizado e organização, onde os móveis, devido à sua versatilidade, têm o objetivo de promover a autonomia e liberdade, levando em consideração o desenvolvimento físico, social e psicológico natural das crianças.
A professora Lea Dobbert expressou sua satisfação ao observar o comprometimento dos alunos da disciplina Projeto de Mobiliário ao serem desafiados a criar e fabricar os móveis para a brinquedoteca do IFSP – campus Jacareí. Mesmo sem recursos financeiros, conseguimos obter todos os materiais necessários por meio de doações. Os alunos foram divididos em equipes, sob a supervisão da aluna Edilaine Alves. Cada equipe teve a responsabilidade de desenvolver um tipo específico de mobiliário, atendendo às necessidades mencionadas pelos futuros usuários do espaço.
“É muito gratificante para nós, professores, presenciar a materialização de um projeto e poder ver o resultado final de um trabalho feito com muito comprometimento! Partindo de uma necessidade real, o projeto saiu do papel e se tornou realidade! Resultado de um trabalho coletivo, onde a dedicação dos alunos foi fundamental para atingirmos o resultado esperado. Este projeto representa não apenas a nossa visão de um ambiente educacional mais acolhedor e funcional, mas também o comprometimento dos nossos alunos em enfrentar desafios e concretizar ideias inovadoras.”, pontua ela.
Foto: IFSP/ Estudantes de Designer inauguram Brinquedoteca/ Divulgação