Grupo realiza programação artística gratuita em seu caminhão-palco, além de oficinas de reciclagem nas escolas e intervenções com artistas locais.
Arte e sustentabilidade se unem para o Projeto Caixola Recicla, do Grupo Teatro a Bordo, que estará na cidade de Jacareí (SP) nos dias 6 e 7 de junho, dando sequência a sua itinerância por cerca de 20 cidades de São Paulo. O grupo traz gratuitamente ao Pátio dos Trilhos dois espetáculos de teatro uma oficina de reciclagem para alunos da rede pública e um cortejo pelas ruas, com participação de artistas locais.
A iniciativa é realizada pelo Grupo Teatro a Bordo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura e NTS – Nova Transportadora do Sudeste e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Jacareí, por meio da Fundação Cultural de Jacarehy.
A programação do dia 6 de junho, sexta-feira, traz o ‘Cortejo de Chegança’, que percorrerá escolas da rede municipal e, às 17h, as ruas da cidade. A proposta da intervenção é divulgar o projeto e convidar o público para as apresentações, em abordagens interativas e brincantes, com participação de artistas locais. Além disso, também será realizada uma oficina de criação de bonecos “Bonecos Brincantes” na EMEF Profª Ricardina dos Santos Moraes, às 10h e às 14h, exclusiva para os alunos da instituição.
Já no sábado, dia 7 de junho, às 16h e às 19h30, com tradução em libras, será apresentado o espetáculo Caixola Recicla, com texto de Cida Cunha e Edivaldo Costa e direção de Luiz Mário Vicente. Na montagem, um palco dominado pela desordem e pelo lixo impede uma trupe teatral de começar sua apresentação. Enquanto o diretor insiste em seguir o roteiro original e simplesmente se livrar dos resíduos, os artistas enxergam ali uma nova possibilidade: transformar o lixo em arte. Sacolinhas viram peixes, latinhas se tornam instrumentos musicais e bonecos ganham vida a partir de garrafas PET e pedaços de isopor.
Assim, nasce um universo mágico onde a criatividade dá novo significado ao que antes seria descartado. Com música, poesia, humor e a participação ativa do público, Caixola Recicla convida crianças e adultos a abrirem a mente e a “caixola” para repensar o consumo, a reciclagem e o poder da imaginação. No elenco, além de Cida Cunha, também estão os artistas Dani Rosa, Diego Andrade, Zero Beto e Renato Antônio.
A programação do sábado inclui também a apresentação de artistas locais com o Show de Mágica do mágico Senna, às 18h, além de exibições de curtas-metragens, às 19h.
“Pequenas ações individuais podem gerar impactos positivos na comunidade e no meio ambiente e unir arte e sustentabilidade neste projeto pode ser um bom caminho para essa conscientização coletiva”, destaca Douglas Zanovelli, ator e produtor.
Mais sobre o projeto
Caixola Recicla tem o propósito de estimular a reflexão sobre o consumo excessivo e a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar materiais, o projeto renova a vocação do grupo em discutir a temática ambiental por meio de suas criações artísticas.
Além de utilizar energia solar como fonte sustentável para o abastecimento elétricode seus equipamentos de som e luz e um contêiner reciclado e adaptado como palco, desta vez o Teatro a Bordo mostrará ao público a transformação do lixo em arte. Assim, bonecos e adereços confeccionados com materiais descartados surgirão em cena, enquanto, nas oficinas, a comunidade local terá participação no recolhimento dos itens que serão reaproveitados.
Sobre o Teatro a Bordo
Ao longo dos últimos 17 anos, o contêiner-palco do Teatro a Bordo já visitou mais de 500 cidades e foi visto por mais de 700 mil pessoas. Desde 2015, aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema fotovoltaico no teto do contêiner.
Impactado diretamente pela pandemia do Coronavírus, que restringiu diversas ações artísticas no mundo, o grupo precisou se reinventar e entre os anos de 2020 e 2021, quando desenvolveu projetos virtuais unindo encontros onlines, vídeos acessíveis, produções radiofônicas e obras literárias.
A partir de 2024, o grupo tem sua sede na Ilha de Cananéia (SP), onde desenvolve ações locais em seu Galpão e realiza pesquisas sobre a cultura e meio ambiente do Vale do Ribeira.
Serviço:
PROJETO ‘CAIXOLA RECICLA’
Em Jacareí (SP)
Dias 6 e 7 de junho de 2025, sexta-feira e sábado. Local Pátio dos Trilhos.
Dia 6 de junho, sexta-feira.
Das 9h às 11h e das 14h às 16h – Cortejo de Chegança nas escolas
17h – Cortejo de Chegança nas ruas + Oficina de Reciclagem “Bonecos Brincantes” (às 10h e à 14h, na EMEF Profª Ricardina dos Santos Moraes (exclusivamente para alunos).
Dia 7 de junho, sábado.
16h – Espetáculo “Caixola Recicla” – Sala Mário Lago (R. Barão de Jacareí, Nº 122)
Duração – 60 minutos. Classificação – Livre
18h – Apresentação com artistas locais – Pátio dos Trilhos (Praça Raul Chaves, 531)
19h – Cinema / Sessão de Curtas-Metragens – Sala Mário Lago (R. Barão de Jacareí, Nº 122)
19h30 – Espetáculo “Caixola Recicla” (com tradução em libras) – Sala Mário Lago (R. Barão de Jacareí, Nº 122 )
Duração – 60 minutos. Classificação – Livre
Atividades Gratuitas.
CRÉDITO DAS FOTOS: DANIELLE ROSA