A Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu” está de casa nova. Agora, a instituição atende a população também no endereço Avenida Getúlio Dorneles Vargas, 530 – Jardim Califórnia, em um espaço moderno, adaptado e inclusivo, preparado para oferecer ainda mais qualidade nos serviços prestados à comunidade.
O novo prédio foi planejado para garantir acessibilidade e melhores condições de trabalho aos servidores e atendimento de qualidade aos munícipes, consolidando o compromisso da Fundação com a promoção da cultura e a valorização da diversidade.
Além de concentrar grande parte das atividades administrativas da instituição no novo local, no mesmo endereço também está localizado o CEIJU II – Compexo Cultural Educativo e Inclusivo de Jacareí Urbano na região leste, que oferecerá oficinas culturais voltadas aos interesses da população.
Para definir quais atividades serão priorizadas, a Fundação lançou uma pesquisa pública, disponível no link: https://forms.gle/JWFRqyeNhiRbLUPT8.
A participação da comunidade é fundamental para a construção coletiva de um espaço vivo, inclusivo e representativo.
O CEIJU II é uma inovação na cultura, pois é o primeiro prédio cultural que atenderá a região leste da cidade. Dentre as salas de oficiais estão as salas para oficinas com inclusão, Sala Azul e a Sala Rosa.
A Sala Azul será para realização de oficinas culturais com inclusão aos munícipes atípicos e a Sala Rosa, será para oficinas com mães atípicas, mulheres vítimas de violência doméstica, vulnerabilidade social e muitas outras.
A nova sede da Fundação Cultural de Jacarehy reforça o propósito: ser um ponto de encontro democrático, criativo e acessível para todos.
“A mudança para a nova sede representa um avanço importante para a Fundação Cultural de Jacarehy e para toda a cidade. Estamos em um espaço mais moderno, acessível e acolhedor, que nos permite atender melhor a comunidade e ampliar todas as ações. Além disso, com o CEIJU II, reforçamos nosso compromisso de ouvir a população, ampliar o acesso à cultura, dar oportunidade de trabalho para os oficineiros e oferecer oficinas que realmente dialoguem com interesses dos munícipes. Queremos que a cultura seja construída junto com as pessoas, de forma igualitária, inclusiva, plural e participativa.” — Juliane Guedes, presidente da Fundação Cultural de Jacarehy
O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A antiga sede da Fundação, deixará de ser um prédio administrativa e em breve será aberta para atividades culturais junto à população, na região central da cidade, ampliando ainda mais as ações de arte e cultura, no coração de Jacareí.
A mudança ocorreu no dia 26 de setembro de 2025.
Atualmente a Fundação Cultural também tem atendimento a população e artistas, na Estação Cultural localizada no Pátio dos Trilhos, além do Arquivo Municipal e da Casa da Cultura no Parque da Cidade.