Publicado em 18/10/2025

Jacareí abre a programação do projeto “Bonecos Sem Fronteiras 2025” com espetáculo e oficina gratuitos na Sala Mário Lago

No dia 3 de novembro, a cidade de Jacareí recebe as primeiras atividades do projeto “Bonecos Sem Fronteiras 2025 – Mostra de Teatro de Bonecos Itinerante”, iniciativa que busca democratizar o acesso ao teatro de bonecos por meio de apresentações gratuitas e ações formativas. A programação é realizada com apoio da Fundação Cultural de Jacarehy e da Prefeitura de Jacareí, conta com produção local da Borandá Audiovisual (Wagner Rodrigo )e faz parte de uma circulação do projeto pelo interior de São Paulo.

Às 14h, a Cia Caravan Maschera apresenta o espetáculo “Tiringuito, Luisa e a Morte”, uma releitura do teatro de Mamulengos brasileiro e da Guaratelle italiana. O espetáculo traz Tiringuito, herói improvável e irreverente, que enfrenta a Morte com coragem e bom humor, transformando o medo em brincadeira. A montagem mistura improviso, virtuosidade na manipulação dos bonecos e figurinos confeccionados com técnica rigorosa inspirada na tradição europeia, oferecendo ao público uma experiência rica, poética e lúdica. A apresentação é voltada para todas as idades e dura 50 minutos.

Às 19h, acontece a Oficina de Teatro de Bonecos, com  Leonardo Garcia, voltada para jovens, artistas amadores, professores e público em geral com idade a partir de 14 anos. Durante duas horas, os participantes aprenderão técnicas de manipulação de bonecos confeccionados com materiais simples e recicláveis, desenvolverão histórias e cenas, além de conhecerem a história e técnicas do teatro de bonecos, com exemplos de espetáculos renomados. A oficina oferece uma oportunidade de estimular criatividade, expressão, comunicação e sensibilidade artística, promovendo o contato direto com a prática do teatro de formas animadas.

O projeto “Bonecos Sem Fronteiras 2025” reafirma o teatro de bonecos como uma arte acessível e socialmente engajada, promovendo experiências culturais e formativas para diferentes públicos.

Serviço

Bonecos Sem Fronteiras 2025 – Jacareí
Espetáculo “Tiringuito, Luisa e a Morte” – 14h
Oficina de Teatro de Bonecos – 19h
Local: Sala Mário Lago — Rua Barão de Jacareí, 122, Centro
Entrada gratuita (sujeita à lotação do local)
Acessibilidade: intérprete de Libras presente nas apresentações

Realização: Cia Caravan Maschera
Fomento: Programa de Ação Cultural (ProAC) — Governo do Estado de São Paulo
Apoio: Fundação Cultural de Jacarehy e Prefeitura de Jacareí

Compartilhe: