Publicado em 17/04/2026

Espetáculo inspirado em “Macunaíma” chega a Jacareí com apresentação gratuita no Pátio dos Trilhos

A Cia. Quase Cinema inicia no dia 18 a circulação do espetáculo “Bloco do Papagaio de Taubaté, conta Macunaíma”, que passa por cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte até maio. Em Jacareí, a apresentação será no dia 24 de abril, às 18h30, no Pátio dos Trilhos, com entrada gratuita.

A montagem é inspirada na obra de Mário de Andrade e apresenta a história de Macunaíma a partir do olhar de um papagaio falante. Na narrativa, o personagem relata uma versão da trajetória do “herói sem caráter”, em uma encenação que mistura humor, música e imagens projetadas.

Em formato de bloco de carnaval, o espetáculo acontece ao ar livre e transforma o espaço urbano em palco. A proposta é aproximar o público do teatro por meio de uma linguagem acessível, baseada no uso de sombras, luz e silhuetas.

A circulação inclui diferentes municípios da região e se encerra em Taubaté, cidade de origem da companhia. As apresentações são gratuitas e buscam ampliar o acesso à produção cultural em espaços públicos. Em Jacareí, a atividade conta com o apoio da Fundação Cultural de Jacarehy.

Serviço

Circulação “Macunaíma” – Cia. Quase Cinema
Data: 24 de abril
Horário: 18h30
Local: Pátio dos Trilhos
Endereço: Rua Barão de Jacareí, 122 – Centro
Entrada gratuita
Duração: 50 minutos

Compartilhe: