Biografia dos Mestres da Cultura Viva

Confira todas as biografias abaixo

Nascido em 17 de julho de 1971, em Jacareí (SP), Rogério Benedito Carneiro é reconhecido como Mestre Cultura Viva em 2024, com atuação como mestre carnavalesco e importante articulador da cultura do carnaval no município.

Iniciou sua trajetória em 1985, dedicando-se ao fortalecimento e à valorização da cultura carnavalesca, especialmente no reconhecimento dos diversos profissionais e saberes que compõem o universo das escolas de samba. Ao longo de sua atuação, tem contribuído para a preservação e renovação dessas práticas, enfrentando os desafios do diálogo entre gerações dentro das agremiações.

Sua vivência no carnaval está diretamente ligada à compreensão do desfile como uma construção coletiva, em que cada escola de samba desenvolve anualmente um enredo que se transforma em narrativa visual e musical. Esses enredos são organizados em diferentes elementos, como alas, carros alegóricos, harmonia, evolução e samba-enredo, compondo um grande espetáculo cênico.

Em sua prática, destaca a importância da integração entre experiência e juventude, promovendo a formação de novos profissionais e incentivando o envolvimento de novos participantes na cultura carnavalesca. Sua atuação contribui para a continuidade e renovação das escolas de samba, fortalecendo sua relevância cultural.

Sua trajetória evidencia o carnaval como um grande teatro a céu aberto, onde memória, arte e emoção se encontram para transmitir histórias e sentimentos coletivos ao público.