MESTRE CULTURA VIVA E FOLIA DE REIS

No último dia 8 de janeiro aconteceu a premiação do Mestre Cultura Viva e a celebração de Folia de Reis, no Mercado Municipal de Jacareí. Ao todo, cinco artistas de Jacareí receberam o certificado de Mestre Cultura Viva, por justo reconhecimento. A abertura do evento foi com o grupo Folia de Reis a Caminho de Belém e o encerramento com o grupo Folia de Reis os Filhos do Oriente.

Durante a premiação, o prefeito Izaias Santana e a presidente da Câmara Municipal, Lucimar Ponciano, falaram sobre a importância do reconhecimento dos artistas locais. “Precisamos construir e criar espaços para as manifestações culturais e tradicionais do nosso município, valorizando o patrimônio imaterial”, afirma Fabricius Stipp, presidente da Fundação Cultural de Jacarehy.

O Sr Jorge de Oliveira Freitas, berranteiro, acredita que a cultura de Jacareí não pode acabar, ela deve passar de geração em geração. Assim como a senhora Neusa Maria dos Santos Camargo, doceira na cidade há mais de 3 décadas e hoje está passando os conhecimentos culinários para a filha.

Segundo a artesã, Rosilene Masiero, Jacareí é um seleiro de artistas e esportistas. “Estou muito honrada por estar entre as poucas pessoas selecionada para receber o certificado de Mestre Cultura Viva”, declarou Rosilene. Para o Mestre Lima da capoeira Angola Tradicional, o prêmio veio em um momento de reconhecimento das raízes da capoeira, “a capoeira é uma energia viva, faz parte da natureza, e vai se adaptando conforme as nossas necessidades”, conclui o Mestre. A Sra. Therezinha de Almeida Rodrigues, seresteira, ficou muito surpresa com o a homenagem e se sente honra pelo prêmio.

O Mestre Cultura Viva tem como objetivo reconhecer a atuação de mestres da tradição cultural de Jacareí. A ação está prevista no Plano Nacional de Cultura e atende às recomendações da Unesco sobre salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial decidido na Conferência de Paris.