Com a proposta de divulgar e chamar a atenção para a importância da preservação do Viveiro Municipal Seu Moura, o grupo Invento Coletivo criou o Ponto Verde no Mapa. Um mapa infográfico, cujas ilustrações foram feitas pelo artista plástico Raico Rafael, fundador do Coletivo e idealizador da proposta.
Compondo o projeto, foram criadas três apresentações especiais para serem estreadas neste sábado (5), onde é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Os lançamentos fazem pela Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) fazer parte da Semana Integrada do Meio Ambiente. Confira abaixo:
Coletiva Ponto Verde: Diferentes olhares para o Viveiro Seu Moura
17 obras de artes visuais feitas por oito artistas: Débora Pimentel, Rafael Raico, Carlos Paranhos, Thaíz Nozaki, Edna Cassal, Janaína Vieira, Luanda Soares, Johnny Domingues
Ecografia: Fotodocumentário sobre o Viveiro Seu Moura
38 fotografias registrando instantes do Viveiro pelo olhar do fotógrafo Thiago Mesquita
Estudo: Fotografias da Paisagem do Viveiro Seu Moura
46 fotografias registrando paisagens do Viveiro pelo olhar do geógrafo e professor Bruno Ribeiro Galhardo
Ponto Verde no Mapa – Em fevereiro, foram impressos mais de 1500 exemplares em formato A1 (594 x 841), que foram distribuídos gratuitamente. O Mapa também tem sua versão digital. As ilustrações são acompanhadas de legendas com nomes e breves históricos, apresentando links e QR Codes para uma pesquisa mais completa. Além disso, foram criadas na versão on-line uma galeria de arte aberta e uma playlist de sons do Viveiro.
O projeto é beneficiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) com apoio institucional da Fundação Cultural de Jacarehy e Prefeitura de Jacareí e incentivo da empresa Suzano.