Festival Jacareí 370 anos: FCJ promove programação de 10 dias para o aniversário da cidade

Evento celebra o aniversário da cidade com diversas manifestações artísticas, cinema e gastronomia local

No próximo domingo, 3 de abril, Jacareí celebra os seus 370 anos. A considerada Athenas Paulista, berço da cultura e do saber, comemora o aniversário com uma programação de 10 dias.

A Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) idealizou uma agenda de eventos no Pátio dos Trilhos e na Sala Mário Lago, totalmente gratuita, para todas as idades e diversos públicos. O Festival Jacareí 370 anos será o palco das plurais manifestações artísticas, da sétima arte do cinema e da gastronomia local.

Guilherme Mendicelli, presidente da FCJ, pontua a ocupação dos espaços públicos e a partilha de vivências para a celebração do aniversário da cidade. “É na praça, em alusão a Atenas, na Grécia, que vamos acolher e conectar as linguagens artísticas, promover o intercâmbio cultural e valorizar as potencialidades de uma cidade que mantém, em sua identidade, a cultura do afeto e dos fazeres artísticos”, reforça Mendicelli.

O Festival Jacareí 370 anos abre sexta-feira (1º), às 19h, com o recital dos vencedores do Concurso de Ópera Maria Callas. Em sua 20ª edição, o Festival Callas inova com uma apresentação ao ar livre, no Pátio dos Trilhos. “A grande novidade deste ano é realizar a apresentação dos vencedores do lado de fora do teatro, permitindo que mais pessoas tenham contato com a Ópera”, ressalta o diretor de Eventos, Elton Rivas.

Do dia 6 a 9, Jacareí recebe o Festival de Cinema Curta Jacarehy. Organizado pela Associação Cultural Panvision e co-produção da FCJ, o evento tem como ponto de partida a valorização da produção audiovisual realizada em cidades que não são capitais.

As produções representam 33 cidades de 11 estados brasileiros e o Distrito Federal e os filmes selecionados possuem temas recorrentes como violência contra a mulher e manifestações culturais. Já na Mostra Infantojuvenil, dentro do cronograma de exibições, a preservação do planeta é a temática mais latente. A programação completa pode ser acessada neste link.

Outro destaque da programação é o lançamento do projeto Itinerários Afetivos, no dia 10 de abril, às 18h, na Sala Mário Lago. A iniciativa, que visa valorizar o patrimônio cultural da cidade por meio dos depoimentos dos próprios munícipes, vem para “mostrar para a população, que somos parte e que juntos podemos unir forças para a  construção e identificação dos patrimônios culturais de Jacareí”, explicou Selma Fernandes, diretora de Patrimônio da FCJ.

Dentro do Festival Jacareí 370 anos serão proporcionados ainda shows com a Banda Song, Banda Nina, TUIA, Valle Blues e o Show Nossa Raíz, com Fabinho da Viola e convidados da música caipira. A Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí e a banda Serial Funkers farão a apresentação “ConcerDisco”, também em homenagem ao aniversário da cidade. A realização é da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio do Instituto CCR.

A cultura da discotecagem estará presente com João Campinho e os DJ’s Dario, Old Boy e Rockley Lelles. Já as manifestações populares estarão representadas pela Roda de Capoeira com Mestre Narciso e apresentação do Grupo São Gonçalo do Amarante com o Mestre Cultura Viva, Jair Benedito. As artes cênicas estarão por conta do Teatro com Cirque de Duá e da peça O Zangado Comeu a Maçã  Enganado.

Os amantes do carnaval poderão prestigiar o Samba nos Trilhos e a Charanga da Folia. E, os poetas de plantão terão a oportunidade de participar do Sarau e Sua Poesia, com apresentação de Donizete Eugênio, apoio da Academia Jacarehyense de Letras e participação do saxofonista Agnaldo Dias.

O encerramento do Festival Jacareí 370 anos fica por conta da Feira dos Trilhos com show da banda Sargento Elétrico e da apresentação da Corporação Musical de Jacareí. Em todos os dias da programação, a Feira Gastronômica estará no Pátio dos Trilhos com opções da culinária local. Os ambulantes foram selecionados via edital divulgado pela FCJ.

Todas as informações também estarão disponíveis no site da FCJ e nas redes sociais oficiais da instituição. Confira abaixo, mais detalhes das atrações e os dias e horários da programação:

1 DE ABRIL | SEXTA-FEIRA

19h: Recital dos Vencedores Maria Callas
Local: Pátio dos Trilhos

Pela primeira vez, em sua 20ª edição, o recital de vencedores fará a apresentação final ao ar livre.

2 DE ABRIL | SÁBADO

11h: Master Classes
Local:
Sala Mário Lago

Aula de Ópera com os participantes do 20º Festival Callas.

11h: SARAU e SUA POESIA
Local: Pátio dos Trilhos

Com apresentação de Donizete Eugênio, participação da Academia Jacarehyense de Letras e música instrumental de Agnaldo Dias.

16h: Samba nos Trilhos
Local: Pátio dos Trilhos

Apresentação das escolas de samba de Jacareí, valorizando a tradição do carnaval de avenida da nossa cidade.

3 DE ABRIL | DOMINGO

16h: Charanga da Folia
Local: Pátio dos Trilhos

Charanga da Folia traz a essência do Carnaval Popular com uma banda tradicional, tocando e cantando de forma itinerante, percorrendo os espaços designados para a brincadeira e interagindo com o público.

18h: ConcerDisco com Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí e Serial Funkers
Local: Pátio dos Trilhos

A Banda Sinfônica Jovem de Jacareí e a banda Serial Funkers farão a apresentação “ConcerDisco”, em homenagem ao aniversário da cidade. A realização é da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio do Instituto CCR.

4 DE ABRIL | SEGUNDA-FEIRA

18h: Teatro O Zangado comeu a maçã enganado
Local: Sala Mário Lago

Um conto tradicional reescrito com a experiência de quem entende de criança. Baseando-se na repetição das ações, o enredo tem um humor natural, perfeitamente adequado às crianças e adultos.

19h: Roda de Capoeira com Mestre Narciso
Local: Pátio dos Trilhos

Encontro de capoeira liderado pelo Mestre Cultura Viva Narciso Roberto, com roda e participação livre para todas as idades.

20h: Apresentação artística Tayko (Cultura japonesa)
Local: Pátio dos Trilhos

A tradição do kumi-daiko, hoje se caracteriza por uma apresentação conjunta com diferentes tambores, englobando uma variedade de instrumentos japoneses de percussão.

5 DE ABRIL |TERÇA-FEIRA

18h30: São Gonçalo com Mestre Jair
Local: Pátio dos Trilhos

Apresentação do festejo popular com o Grupo São Gonçalo do Amarante liderado pelo Mestre Cultura Viva, Jair Benedito Ferreira.

19h30: Show Nossa Raiz
Local: Pátio dos Trilhos

Fabinho da Viola traz o Mestre da Cultura Viva, Jorge Berranteiro e outros mestres da viola para um show com muita música caipira.

6 DE ABRIL | QUARTA-FEIRA

17h: Show com Banda Song
Local: Pátio dos Trilhos

Mesclando gêneros,  sucessos nacionais e internacionais, a banda leva ao palco um repertório que transita por música erudita,  MPB, pop, jazz e outros ritmos.

FESTIVAL CURTA JACAREHY 2022

19h: Solenidade de Abertura
19h15: Mostra Curtas Jacarehy

19h: Discotecagem com João Campinho
Local: Pátio dos trilhos

Colecionador de vinil, sua discotecagem passeia por diversos estilos da música brasileira da MPB, samba-rock ao baião.

7 DE ABRIL | QUINTA-FEIRA

FESTIVAL DE CINEMA CURTA JACAREHY 2022

8h30 às 15h30: Mostra Infantojuvenil
19h: Mostra Curtas Jacarehy

17h: Show com Banda Nina
Local: Pátio dos Trilhos

Animação e clima de festa com a com um som que mescla música pop,  clássicos do rock com o melhor do soul, acompanhados de metais trazendo um repertório que vai de Queen a Tim Maia.

19h: Discotecagem com DJ Rockley Lelles
Local: Pátio dos trilhos

DJ Rockley Lelles em seus sets, apresenta um repertório mesclado, com músicas atuais, e que fazem menção à diversidade e também resgata grandes sucessos do flashback em versões diferenciadas.

8 DE ABRIL | SEXTA-FEIRA

FESTIVAL CURTA JACAREHY 2022

8h30 às 15h30: Mostra Infantojuvenil
19h: Mostra Curtas Jacarehy

17h: Show com Valle Blues
Local: Pátio dos Trilhos

Há 25 anos atuando no Vale do Paraíba, com um repertório de clássicos do Blues e do Rock and Roll como Rolling Stones, Stevie Ray Vaughan, BB King, Erasmo Carlos, Rita Lee,  Blues Etílicos, entre outros.

19h: Discotecagem com DJ Dario
Local: Pátio dos trilhos

Em seus sets mixados, DJ Dario  resgata grandes sucessos do flashback na linha rock, rap-black music, new wave e clássicos 80s e 90s.

9 DE ABRIL |SÁBADO

15h: Discotecagem com DJ Old Boy
Local: Pátio dos Trilhos

Um repertório com muito groove, black music, original funk e flashback. Uma coletânea musical repleta de referências cinematográficas e  brasilidades. Vários atalhos e picadas no caminho.

17h: Show com TUIA
Local: Pátio dos Trilhos

Cantor e compositor jacareiense, Tuia firmou sua trajetória nacional com uma proposta inovadora de misturar o rock’n’roll com a música regional caipira: o folk rock.

ENCERRAMENTO DO FESTIVAL CURTA JACAREHY 2022

19h: Premiação Curta Jacarehy

20h30: Curta e Longa: Grandes nomes do Cinema Nacional

10 DE ABRIL | DOMINGO

11h: Feira dos Trilhos com Sargento Elétrico
Local: Pátio dos Trilhos

Banda de classic rock da região do Vale do Paraíba. Seu repertório traz uma cronologia do rock, desde os anos 50 até os anos 90.

16h: Teatro com Cirque de Duá
Local: Sala Mário Lago

Panqueca sonha em ser a diva dos palcos e circos mundiais e para isso elaborou um espetáculo com números clássicos e eruditos e para alcançar seu auge conta com sua parceira Funúncia para compor seu espetáculo.

18h: Lançamento do Itinerários Afetivos
Local: Sala Mário Lago

O projeto Itinerários Afetivos vem para valorizar esses significados e mostrar para a população, que somos parte e que juntos podemos unir forças para a construção e identificação dos patrimônios culturais de Jacareí.

19h: Encerramento com Corporação Musical de Jacareí
Local: Pátio dos Trilhos

Para finalizar a programação do Festival Jacareí 370 anos, apresentação da Corporação Musical de Jacareí, banda instrumental de metais, sopros e percussão, com tradição no município desde 1940.