18ª Mostra de Artes Cênicas de 2024

A Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) apresenta a programação da 18ª edição de

sua Mostra de Artes Cênicas, que contará com apresentações de 07/06 a 16/06 em

diversos pontos da cidade, como o Teatro Municipal Ariano Suassuna, o Viveiro

Municipal, o MAV, praças públicas e a Sala Mário Lago.

No dia 07, a mostra terá início com uma cerimônia de abertura às 19h na Sala Mário

Lago, com a atração da intervenção do grupo teatral “Humanidas Trupe”.

A 18ª Mostra de Artes Cênicas de Jacareí apresenta uma programação

diversificada, abrangendo diferentes linguagens e públicos. Com espetáculos de

dança, teatro e performance, a mostra oferece uma experiência cultural rica e

estimulante para todos os participantes.

Este evento anual destaca-se como um dos pilares do fomento desse segmento

artístico no município. Organizada pela Diretoria de Cultura, esta mostra é um

momento importante para o fortalecimento do cenário cultural.

A FCJ desempenha um papel fundamental na manutenção dessa expressão cultural

na cidade. Por meio de iniciativas como a Mostra de Artes Cênicas, a Fundação

Cultural busca proporcionar à comunidade acesso a diversas linguagens dessas

expressões artísticas, enriquecendo a vida cultural dos cidadãos e estimulando a

produção de artes cênicas.

Para a diretora de Cultura, Patrícia Cruz, a Mostra de Artes Cênicas é um evento de

extrema importância para Jacareí: “A Mostra traz espetáculos de JAcareí e diversos

outros localidades do Estado, a Mostra de Jacareí cresceu e este ano contará com

22 espetáculos, além de performances, intervenções e oficinas” .

O Presidente da Fundação Cultural, Marcelo Lima, reforça o compromisso da

instituição com a valorização da cultura local: “A Mostra de Artes Cênicas é um

espaço de expressão e inclusão, onde artistas locais têm a oportunidade de

apresentar seus trabalhos e contribuir para o enriquecimento do cenário cultural de

Jacareí.”

A Mostra de Artes Cênicas de Jacareí é mais do que um evento cultural; é uma

manifestação do compromisso da cidade com a promoção da arte e da cultura como

elementos fundamentais para o desenvolvimento humano e social. Ao celebrar a

diversidade e a expressão artística, a mostra reafirma o papel essencial da cultura

na construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente.

Programação Completa:

RASTROS – com Cia Vértigo

É com essa perspectiva que o projeto “RASTROS” aprovado pelo PROAC Nº 03/2023 se constrói. Com o objetivo de abrir novos espaços de criação e visibilidade para a modalidade da dança vertical na cidade de São José dos Campos-SP e arredores, e dar luz às artes digitais e às novas tecnologias interativas para a realização de experimentações de corpos acrobáticos “suspensos” que ao dançar constituem uma tela pintada pela tecnologia de projeções mapeadas.

07/06 e 08/06 – 19h00

Local: Parque da Cidade

N – com Cia Arte-Móvel

Três pessoas. Três seres humanos em fuga. Três corações solitários. Caminham a fim de afastar-se do estado de guerra no qual o mundo se encontra. Levam consigo o que o corpo é capaz de carregar. Desejam humanidade. Buscam alma. Mas algo inesperado pode mudar o rumo deste trajeto.

07/06 – 20h

Título: “A Gula, o Amor e a Esperteza “ com o Grupo Teatro de Construtores

O Espetáculo “A Gula, o amor e a esperteza” é um texto inédito de Doni Bueno, com música de Paulo Timbé e aborda a estória de um homem muito comilão que caminhando pelo bosque encontra um jovem pescando à beira de um rio, sendo ele um apaixonado pelo pecado da gula pede ao rapaz que lhe ofereça alguns peixes, por outro lado o jovem se encontra cabisbaixo por estar sofrendo por amor e reclama não conseguir fisgar apenas um peixe. O homem comilão interessado em ganhar alguns peixes resolve interferir no romance e ajudar o jovem a conquistar sua pretendida. Com muita musica, alegria e a simplicidade do teatro popular “A gula, o amor e a esperteza”.

08/06 – 16h – Local: Praça Tancredo Neves – Jardim Jacinto

09/06 – 16H – Local: Educamais Parque Santo Antônio

15/06 – 16h – Local: Areninha Sensei Paulo Graça – Jardim Marques

16/06 – 15h – Praça do Jardim Emília

VerDe Perto, o musical ecológico

VerDe Perto, o musical ecológico foi criado pela cantora e compositora Renata Pizi, vencedora do Prêmio Musique em 2011 com um dos mais belos  timbres da nova MPB. Com o Grupo 3 de Copas, que assina a produção e direção original, a peça traz cenas com canções que abordam temas como ecologia, reciclagem e a preservação do meio ambiente, com arranjos executados ao vivo passando por diversos ritmos como o baião, maracatu, pop e o rock ‘n’roll.

08/06 – 16h

Local: Bosque Parque da Cidade

CUMULONIMBUS – com Cia Cássio B.
Era uma casa muito engraçada. Tinha teto, goteira e muita gente morando. Ninguém mais podia entrar nela… mas entrou. A bolha está estourada. A perturbação do falso moralismo, dos pânicos sociais e dos bons costumes estão escancarados, abertos. A liberdade sexual deixa de ser uma tensão e as nuvens que são geradas em torno das brigas por território se tornam cada vez mais carregadas.
A única pergunta que fica é: será que só eu que existo nesse mundo?

08/06 – 20h00

Local: Teatro Ariano Suassuna

Os Lavadores de Histórias – Cia. de Achadouros
Os Lavadores de Histórias são três personagens – Urucum, Tom Tom e Jatobá. À noite, eles visitam quintais abandonados para lavar objetos esquecidos como brinquedos e roupas, e reviver momentos especiais da infância. Eles carregam consigo o “rio da memória”, no qual vão lavando as coisas que encontram e revelando histórias, fantasias, personagens e brincadeiras. Por meio de cenas cômicas, circenses, teatro de sombras e objetos, o espetáculo faz uma sensível reflexão sobre a relação da criança com o mundo real e da imaginação, e lança sobre a infância o olhar lúdico e poético.

09/06 – 16h00 –

Lisístrata – O Voo das Andorinhas- Com Companhia do Voo de Teatro
Comédia clássica de Aristófanes, o espetáculo de repertório da Cia do Voo traz um diálogo com a contemporaneidade acerca do feminino e possui como disparador, a versão inglesa para a metáfora do subtítulo “O Voo das Andorinhas”.

09/06 – 20h00

A Terapeuta dos Corações Partidos – Bruna Souza
Após encontrar um padrão de pacientes com a mesma queixa, a Terapeuta, apresenta ao público seu estudo embasado em abordagens pouco convencionais para as origens, implicações e a cura dos corações partidos. Para além de depoimentos pessoais da atriz e de outras mulheres, a peça também aborda temas como racismo estrutural, preterimento afetivo da mulher negra e força ancestral.

10/06 – 20h

Olívia – Com Cia Casa de Palhaça
O espetáculo permeia o universo lúdico e lírico da palhaça para despertar interesse e discussão acerca dos padrões estéticos estabelecidos socialmente e o bullyng, indo contra conceitos como corpos gordos são sem força de vontade, não tem saúde e são doentes, ou até mesmo não possam ser atraentes o suficiente para um encontro amoroso. O espetáculo visa contribuir com a quebra de preconceitos a pessoas que tenham sofrido qualquer tipo de opressão por sua aparência de maneira sutil e com muito bom humor. Um olhar para si mesmo e a descoberta da sua essência é o caminho para este espetáculo acontecer

11/06 – 20h

Fora de Órbita – Cia. Caravana Tapioca
Um palhaço, cansado da vida na terra, resolve construir um foguete e partir pra lua. Entre malabarismos com planetas e encontros com extraterrestres, o artista interage com o público a partir de suas ações, buscando trazer uma reflexão sobre nossa jornada na Terra e o desejo de conquistar outros mundos. O AstroNauta convida os passageiros a uma viagem única, emocionante e repleta de risos “Fora de Órbita”.

12/06 – 14h

Akai Ito – Cia o Clã da Dança

Akai Ito é uma lenda oriental que significa “o fio vermelho do destino”, em que os deuses amarram na hora do nascimento, unindo as pessoas que estão predestinadas a ficarem juntas, independente do tempo, lugar ou circunstância. O fio pode esticar-se ou emaranhar-se, mas nunca irá romper. Inspirada na lenda e diante da linguagem contemporânea de dança Butoh a cia observou uma conexão entre o significado com sua trajetória, onde cada intérprete traz sua essência e corporeidade unidas por um mesmo objetivo: ligadas por um fio condutor invisível, que permite uma caminhada em busca de um mesmo ideal.

12/06 – 20h00

Sputnik II e outras histórias caninas – Companhia do Trailler
Laika, Enola e Billulaine são protagonistas de três histórias caninas. Laika, cachorrinha russa, foi o primeiro ser vivo a orbitar o espaço em 1957 a bordo da nave Sputnik, Enola, veio de Minas Gerais para terras paulistas em meio a pandemia de 2020 e Billulaine, uma cachorrinha imaginária, viajou o mundo todo e escreveu até um livro! Três histórias, três cachorrinhas e um universo fértil de reflexões diante do maior mistério da vida: a morte. Voltado para crianças a partir dos cinco anos, o espetáculo experimenta procedimentos característicos do teatro documentário sem perder a ludicidade inerente ao universo infantil.

14/06 – 14h

Classificação Livre

Bronzes e Cristais – Travessias Escénicas
Bronzes e Cristais é um espetáculo de meias máscaras expressivas que revela a convivência de duas senhoras, Carmen e Leonor. O conflito central gira em torno da preparação de uma festa cujo objetivo é reunir amigos do passado e resgatar antigos laços. Entre preparativos e lembranças, ambas confidenciam segredos e histórias que as fazem pensar sobre o sentido de suas vidas, provocando uma reflexão sobre a solidão e o companheirismo feminino na velhice.

14/06 – 20h

Mil Litros de Preto – Lucimelia Romão
Uma performance sobre a violência do Estado. O genocídio da juventude preta é a política base do estado para com os negros brasileiros desde a escravidão. O extermínio é iminente. Tática de guerra travada contra um povo que nunca teve direito e condições de lutar de igual para igual. Matam-se crianças, adolescentes e jovens. Diminui-se a expectativa de vida. Estupram-se mulheres, crivaram de balas seus filhos.

15/06 – 15h

Local: MAV

JOANA DAS MULHERES QUE HABITAM EM MIM – Grupo Nomade

Joana das Mulheres que Habitam em Mim, conta a história de uma mulher simples do campo, que ergue suas facas por proteção. Foge de casa ainda menina deixando sua mãe e lembranças para trás, seguindo um chamado divino traça um novo rumo para sua vida, onde luta por direitos e os defende até a sua morte. Uma história sobre a luta e direitos feministas, inspirada na história de Joana D’Arc.

15/06 – 20h

Maria Peregrina – Cia Teatro da Cidade
Conhecida como Nega do Saco ou Maria do Saco, peregrinou por mais de 20 anos nas ruas de Santana, antigo bairro de São José dos Campos e, hoje é considerada Santa Popular. A partir de pesquisas da Cia Teatro da Cidade, o dramaturgo Luís Alberto de Abreu, escreveu o texto, utilizando-se de fatos e episódios levantados sobre a personagem, transformando o espetáculo em três histórias distintas que narram o universo de Maria Peregrina: uma grande paixão e que termina de forma trágica, um divertido julgamento do caipira Tiodorzinho e o drama de uma mãe que perdeu seu filho e peregrina no Vale do Paraíba para encontrá-lo.

16/06 – 18h

Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos
As irmãs Maria Dos Prazeres e Maria Das Dores têm a vida marcada pelo encarceramento dos homens da família: primeiro, o pai; depois, o companheiro de uma; agora o filho da outra. Dentro do presídio, o jovem Gabriel – que sonha em ser desenhista – aprende as estratégias de sobrevivência para lidar com as disputas internas de poder e a falta de perspectivas inerentes ao sistema carcerário.

16/06 – 20h00 –

Local: Teatro Ariano Suassuna

Elas – Humanidhas Trupe

O espetáculo mostra a relação de amizade de duas mulheres desde a infância até a fase adulta passando pelas diversas fases da vida adulta, elas vão fazer vocês rirem muito!

16/06 – 15h

Local: Viveiro Municipal

OFICINA DE TEATRO – O Corpo em Cena – Cia de Teatro Heliópolis –
Jacareí/SP

Sinopse: As irmãs Maria Dos Prazeres e Maria Das Dores têm a vida marcada pelo encarceramento dos homens da família: primeiro, o pai; depois, o companheiro de uma; agora o filho da outra. Dentro do presídio, o jovem Gabriel – que sonha em ser desenhista – aprende as estratégias de sobrevivência para lidar com as disputas internas de poder e a falta de perspectivas inerentes ao sistema carcerário.

Vagas: 15.

Classificação: A partir de 16 anos.

Professor:

Walmir Bess

Dia e horário: 16/06 Domingo das 14h00 às 16h00

Local: Teatro Ariano Suassuna – Avenida Engenheiro Davi Monterio Lino 3595 – Parque dos Sinos – Jacareí/SP CEP 12325-160

INSCRIÇÕES ATÉ 10/06

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/o3QKqzmAP2i6GmQ36

Oficina PRÁTICAS DE PERFORMANCE com Rubia Vaz

Uma vivência ao longo de quatro dias cuja proposta é criar experiências a partir da teoria e prática da performance. Assim, há um diálogo entre diferentes linguagens e produções artísticas que operam como matéria referencial e sensível para se pensar a criação cênica. Essa proposta interdisciplinar busca trabalhar a noção de cena expandida ao usar ferramentas do teatro, da dança, da performance e até mesmo da antropologia. As práticas a serem desenvolvidas fazem parte da pesquisa e repertório metodológico da proponente, que tenciona a relação entre corpo e matéria.

10 a 14/06 das 15h às 18h

Inscrições: https://forms.gle/aJfi6TGkesSmUs1F9

Classificação: 16 anos

Para mais informações, acesse os canais oficiais da Fundação Cultural de Jacarehy,