No dia 4 de novembro, a cidade de Jacareí continua a receber a programação do projeto “Bonecos Sem Fronteiras 2025 – Mostra de Teatro de Bonecos Itinerante”, iniciativa que busca democratizar o acesso ao teatro de bonecos por meio de apresentações gratuitas e ações formativas, com apoio da Fundação Cultural de Jacarehy e da Prefeitura de Jacareí, e conta com produção local da Borandá Audiovisual (Wagner Rodrigo)
A programação inicia às 14h, com o espetáculo convidado “Laia e o Voo da Imaginação”, apresentado pela Cia. Tumateixa na EMEF Maria Thereza Ganassali (Rua Finlândia, 425 – Jardim Colônia). A atividade, voltada exclusivamente aos alunos da escola, traz um delicado trabalho de marionetes de fios que convida o público a desacelerar e apreciar a beleza dos pequenos gestos. A narrativa gestual transforma objetos em vida e mistura fantasia e realidade, enquanto Laia, a marionete protagonista, interage com personagens oníricos e com o público, inspirando reflexões sobre sonhos de infância e a valorização da criatividade.

Às 20h, a Cia Caravan Maschera apresenta “Mon Santo Mon Amour”, espetáculo classificado para maiores de 16 anos, com duração de 75 minutos. A montagem é um manifesto poético e crítico contra o agropop e em defesa das culturas indígenas e quilombolas. Com bonecos feitos de materiais orgânicos, o espetáculo entrelaça denúncia social, lirismo e performance, sensibilizando o público sobre questões ambientais, culturais e sociais do país.

O projeto “Bonecos Sem Fronteiras 2025” reafirma o teatro de bonecos como uma arte potente, acessível e conectada com temas contemporâneos, promovendo experiências culturais e reflexivas para diferentes públicos.
Serviço
Bonecos Sem Fronteiras 2025 – Jacareí
Espetáculo “Laia e o Voo da Imaginação” – 14h
Classificação: Livre
Local: EMEF Maria Thereza Ganassali – R. Finlândia, 425 – Jardim Colônia
(Atividade fechada para a comunidade escolar)
Espetáculo “Mon Santo Mon Amour” – 20h
Local: Sala Mário Lago – Rua Barão de Jacareí, 122, Centro
Entrada gratuita
Acessibilidade: intérprete de Libras presente nas apresentações
Realização: Cia Caravan Maschera
Fomento: Programa de Ação Cultural (ProAC) — Governo do Estado de São Paulo
Apoio: Fundação Cultural de Jacarehy e Prefeitura de Jacareí