Cerca de 500 pessoas, a maioria representantes da classe artística, participaram do evento promovido pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu em comemoração aos 20 anos de criação da LIC -Lei de Incentivo à Cultura, na última sexta-feira (7), na Sala Ariano Suassuna do EducaMais Jacareí.
A presidente da Fundação Cultural, Sonia Ferraz, fez um balanço da evolução da cultura na cidade, graças à LIC. “Já obtivemos muitos avanços. Nos últimos 15 anos, por exemplo foram realizados 117 projetos. A Fundação e os artistas estão trabalhando juntos”, comentou a presidente.
A artista plástica Silvia Bigarelli fez uma breve explanação sobre a Lei de Incentivo com o objetivo de motivar os artistas a inscreverem seus projetos. “Confesso que estou surpresa de ver este espaço lotado, o que mostra que há muita gente envolvida com a cultura em nossa cidade”, disse.
O evento contou com as presenças do prefeito Hamilton Motta, do presidente da Câmara Arildo Batista, entre outras autoridades e representantes das empresas que vem apoiando projetos culturais, por meio da renúncia fiscal, prevista na LIC.
Espetáculos – Durante o evento, que durou pouco mais de 2 horas, houve apresentação da coreografia do Monique Paes Studio de Dança, que foi selecionada para um concurso em Nova Iorque. O grupo de bailarinas busca apoio da iniciativa privada para ajudar nas despesas com a viagem aos Estados Unidos, no próximo ano.
Outra surpresa foi o flash mob, uma ação coletiva coordenada pelos tenores Rodrigo Rangel e David Thomás com a canção Brindsi da ópera La Traviatra. Ao final da música, os participantes fizeram um brinde ao público.
(Rosana Antunes/PMJ)