Kizomba – A Festa do Povo

No próximo domingo, 19, acontece a  Kizomba- Festa do Povo. O evento tem como objetivo comemorar a Semana da Consciência Negra com várias atrações culturais, exposições e workshop.

O evento terá moda afro, workshop de beleza e grupo Kibakana, para mostrar ao público a importância da cultura negra. Na visão da presidente da Escola de Samba Santa Helena, Ana Lucia Euzébio Araujo, é um marco onde pode apresentar as raízes tão fortes de uma realidade, as histórias e a identidade da cultura.

É importante ressaltar que a cultura afro hoje tem um amplo trabalho em comunidades podendo esclarecer a representatividade e a importância desta etnia brasileira. “Nós temos um longo caminho à traçar em busca da liberdade,lutar pelos direitos raciais é uma questão de identidade e de aceitação”, completa Ana Lucia.

O evento será na quadra Teotônio Vilela, no Jardim Didinha, das 15h às 22h. Realização da Escola de Samba Santa Helena, com o apoio da Fundação Cultural de Jacareí.

KIZOMBA

Kizomba é um genero musical e um estilo de dança originários de Angola. A kizomba é normalmente marcada por uma batida forte em ritmo 4/4, dado por um tambor grave como o surdo, acompanhado por uma melodia dada por um prato de choque. Na introdução e durante as pontes, a batida forte é muitas vezes omitida, ficando apenas a melodia dada pelo prato de choque e pelos outros instrumentos da bateria.